Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10031
Título: Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literatura
Autor: Veiga, Feliciano
Galvão, Diana
Festas, Isabel
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos na escola
Variáveis pessoais
Variáveis contextuais
Data: 2012
Citação: Veiga, F., Galvão, D., Festas, I., & Taveira, M. C. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais-uma revisão da literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XVI(2), 36-50.
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista como uma resposta potencialmente eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, por sua vez, a falta de envolvimento aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. É, por isto mesmo, um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar.
Descrição: Este artigo é financiado por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, coordenado por Feliciano H. Veiga.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/10031
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EAE_VARIAVEIS_PESSOAIS_CONTEXTUAIS.tif1,2 MBTIFFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.