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Título: Caraterísticas de sobredotação e criatividade percepcionadas por educadores de infância no Brasil e Portugal
Autor: Dal-Forno, Letícia
Veiga, Feliciano
Bahia, Sara
Palavras-chave: Sobredotação
Criatividade
Educação de Infância
Educadores
Data: 2012
Citação: Dal-Forno, L., Veiga, F., & Bahia, S. (2012). Caraterísticas de sobredotação e criatividade percepcionadas por educadores de infância no Brasil e Portugal. In L. Dornelles & N. Fernandes (ed.). Perspetivas Sociológicas e Educacionais em Estudos da Criança: as marcas das dialogicidades luso-brasileiras (510-522) – Atas do I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, Braga, Portugal.
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral apresentar elementos de um projeto de investigação que visa investigar as características de sobredotação e criatividade percecionadas por educadores de Infância no Brasil e em Portugal. A literatura sobre o conceito de sobredotação e de criatividade é revista, quer em termos da sua conceptualização quer de produções empíricas havidas na educação pré-escolar. No âmbito da metodologia, a recolha de instrumentos de avaliação de tais constructos conduzirá à adaptação, para ambos os países, dos mais adequados ao estudo, podendo seguir-se o interesse na construção de novas escalas; destacam-se já alguns instrumentos recolhidos (Rosa, 2009; Veiga & Marques, 2001; Al-Hadabi, 2010; Freitas & Pérez, 2010). A amostra incluirá cerca de 400 educadores de infância, 200 portugueses e 200 brasileiros. Os resultados serão analisados em termos da adequação e das oscilações das características de sobredotação e criatividade percecionadas, quer em função de variáveis dos educadores de infância quer de variáveis das crianças e de seus contextos familiares quer dos países envolvidos, Brasil e Portugal.
The goal of this study is to present the elements of a research project that aims to investigate the characteristics of giftedness and creativity as perceived by child educators in Brazil and Portugal. The literature on the concepts of giftedness and creativity is reviewed in terms of its conceptualization and empirical productions that occur in childhood education. In the context of the methodology, the collection of assessment tools of such constructs will lead to the adaptation of more suitable ones, in both countries, which may be followed by creation of new scales; already standing out some of the collected instruments (Rosa, 2009; Veiga & Marques, 2001; Al-Hadabi, 2010; Freitas & Pérez, 2010). The sample will include about 400 kindergarten teachers, 200 brazilian teachers and 200 portuguese teachers. The results will be analyzed with respect to the adequacy and to the variations of the characteristics of giftedness and perceived creativity in both countries involved, Brazil and Portugal, either as a function of kindergarten variables and variables of children and their family contexts.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/10135
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