Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10143
Título: O telemóvel enquanto ferramenta de trabalho educativo : um projeto no curso profissional de turismo
Autor: Teixeira, Eduardo de Carvalho, 1973-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Telemóveis
Aprendizagem escolar
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Com o intuito de compreender até que ponto a utilização aturada dos telemóveis contribui para que os estudantes retirem delas proveito educativo para as aprendizagens no contexto escolar, foi desenhado um projeto em que, durante o ano letivo 2012/2013, ao longo de seis meses, os alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas do vale de Ovil procedessem à sua utilização. Assim, após uma caracterização dos alunos e tendo por base as valências de estudo de um Curso Profissional de Turismo ambiental e Rural, vocacionado para a promoção e desenvolvimento de atividades de promoção turística e proteção ambiental, desenhou-se um projeto que envolveu a utilização dos telemóveis na realização de um site onde se sistematizaram as principais valências turísticas do Concelho (tendo por base a utilização dos telemóveis enquanto recurso para a sua elaboração e sendo o próprio site equacionado para esses equipamentos). Cumulativamente, todas as pesquisas realizadas dentro e fora da sala de aula, os contactos efectuados com as diversas organizações, a partilha de informação, as apresentações realizadas, as gravações de áudio e vídeo, as fotografias, os percursos elaborados, as saídas de campo, as apresentações e representações do Concelho em feiras, as atividades de promoção / proteção ambiental, a organização e colaboração em fóruns, etc. foram desenvolvidos recorrendo aos equipamentos móveis. As diversas atividades foram alvo de descrição e caracterização desempenhando os alunos o papel primeiro na compreensão, percepção obtida e dificuldades inerentes à utilização que as unidades móveis podem ter em contexto “profissional” e educativo. Fruto do trabalho realizado, concluiu-se que: não só a utilização aturada das unidades móveis de comunicação contribuem para que os estudantes retirem delas proveito educativo para as aprendizagens em contexto escolar, como, tão ou mais importante, os alunos compreenderam o potencial destas tecnologias e equacionaram formas de melhor rentabilizar o recurso.
In the school year 2012/13 a project was created aiming to understand to what extent the constant use of mobile phones can contribute to students’ educational benefit for their learning in school context. During six months the students of the vocational course “Environmental and Rural Tourism” at Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil proceeded to its use. After the students characterization, and considering the contents of the vocational course “Environmental and Rural Tourism” which aims to promote and develop activities of tourist promotion and environmental protection, this project was designed. It involved the use of mobile phones in the creation of a site in which the main tourist values of the Council were systematised (based on the use of mobile phones as a resource for its creation and being the site set out for that equipment). Cumulatively, every research work, in and out classroom, the contacts with several institutions, the sharing of information, the presentations carried out, the audio and video recording, the photographs, the created routes, the field trips, the presentations of the Council at fairs, the activities of environmental promotion/protection, the organization and participation at forums, all these were carried out with the help of mobile equipment. The diverse activities were described and characterized having the students the main role in understanding as well the perception of the difficulties the mobile equipment can have in “professional” and educational context. As a result of the work done we came to the following conclusion: not only does the constant use of mobile means of communication contribute to students’ educational benefit for their learning in school context, but, so or more important, they have also understood the potential of these technologies and set out ways to make the most of this resource.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10143
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044831_tm.pdf4,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.