Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10145
Título: A multideficiência e as tecnologias de informação e comunicação
Autor: Feijão, Maria Helena da Silva Marques, 1976-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Educação especial
Necessidades educativas especiais
Necessidades de formação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo surgiu da necessidade sentida a partir da nossa prática pedagógica, de trabalho com alunos portadores de multideficiência assim como da valorização pelas tecnologias, em especial pela tecnologia móvel, iPad. Tendo ao dispor uma grande diversidade de aplicativos sentimos a necessidade de saber quais os recursos adequados ao desenvolvimento dos alunos com multideficiência. Desse modo surgiu a seguinte questão de investigação: Quais os aplicativos adequados a alunos portadores de multideficiência e como fomentar o aumento da utilização da tecnologia móvel ao serviço do desenvolvimento cognitivo e da comunicação destes alunos nas escolas? Com base na revisão de literatura e em entrevistas a pessoas influentes na área da deficiência e tecnologia, desenvolvemos um questionário que foi aplicado a outros docentes na área da multideficiência, para assim validar se outros profissionais em circunstâncias idênticas partilhavam a mesma necessidade. Os resultados do questionário demonstraram que outros profissionais partilhavam a mesma opinião, que o uso do iPad na educação especial pode ser uma mais-valia. Reconheceram também a falta de conhecimento sobre a existência de aplicativos fiáveis, assim como a necessidade de informação e formação nesta área. Foi efetuada uma análise de 2.000 aplicativos disponíveis na loja de aplicações da Apple (app store) nas categorias ensino, jogos, música e saúde. A análise e avaliação decorreu com suporte numa grelha de avaliação desenvolvida por nós a partir da revisão de literatura sobre multideficiência, teorias da aprendizagem e qualidade de software educativo. Por forma a colmatar a falta de conhecimento, a avaliação das aplicações na área foi disponibilizada num espaço online, permitindo uma pesquisa eficiente e uma seleção de material com finalidade pedagógica, com vista ao aumento da utilização efetiva das tecnologias móveis no processo de desenvolvimento dos alunos com multideficiência.
The present study arose from the need felt during our pedagogical practice while working with students with multiple disabilities and the increasing importance that technology plays, in particular the iPad. Having available a wide variety of apps we felt the need to know what the right resources are appropriated to the development of students with multiple disabilities. Therefore the following research question emerged: What are the suitable apps for students with multiple disabilities and how to promote the use of mobile technology to support the cognitive and communication development of those students in schools? Supported by the literature review and personal interviews with influential people in the fields of disability and technology we developed a questionnaire directed to teachers in the area of multi disabilities to validate whether other professionals, in similar circumstances, shared the same need. The results of the questionnaire showed that other professionals share the same opinion, that the use of the iPad in special education can be a strong asset. They recognize the lack of knowledge about the existence of reliable apps, as well as the need for more information and training in this area. It was done an analysis of 2.000 apps available in the Apple App store in the categories of learning, games, music and health. The review was supported by an evaluation grid, based on the literature review about multiple disabilities, learning theories and education software quality. In order to address the lack of knowledge, the review was made available online, allowing efficient search and selection of materials with pedagogical purpose, in order to increase the effective use of mobile technologies in the development process of students with multiple disabilities.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10145
Designação: Mestrado em Educação
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