Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10189
Título: Uma primeira experiência no mundo profissional
Autor: Domingos, Ana Lisa Cruz, 1989-
Orientador: Guimarães, Paula, 1967-
Palavras-chave: Formação profissional - Portugal
Formação de adultos - Portugal
Certificação profissional
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Através do presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Formação de adultos, venho relatar e refletir sobre a minha primeira experiência no mundo profissional. O projecto de estágio incidiu principalmente sobre a temática da formação profissional, mais especificamente sobre o sistema e o processo de certificação de entidades formadoras. Os recursos humanos sempre foram elementos essenciais no seio de uma organização. Ao longo dos anos, esta importância dada aos recursos humanos foi crescendo e, consequentemente, a preocupação com as suas competências e habilidades foi igualmente valorizada. É neste sentido, que a formação profissional foi ganhando uma maior visibilidade dentro das organizações e no mercado em geral. Com o crescimento da formação profissional, em Portugal, foi necessário criar um sistema regulador da qualidade da formação profissional. Neste sentido, surge o sistema de acreditação de entidades formadoras, que tinha como objetivo controlar as entidades formadoras e garantir a manutenção da qualidade relativamente ao ciclo formativo. Esta mudança veio reorganizar a formação profissional. Contudo, como todas as mudanças, esta continha alguns aspetos difíceis de realizar e/ou avaliar. Assim, o processo de acreditação passa a ser um processo de certificação de entidades formadoras, no qual as entidades são avaliadas consoante as áreas de formação em que atuam. Desta forma, o presente relatório explica ainda o sistema e processo de certificação de entidades formadores e as suas implicações na formação profissional em Portugal, bem como os procedimentos necessários para o requerimento da certificação por parte das entidades formadoras acreditadas ou que pretendem obter a certificação pela primeira vez.
Through this trainee stage report, inserted in the Master of Science in Education with a specialization in Adult Formation, I will reporting and reflecting about my first experience in the professional world. My trainee project was focused mainly on the issue of training, more specifically about the system and the process of certification from the formation entities. The Human resources had always been essential elements in the middle of the organization. Over the years, the importance given to human resources has been growing and the concerning with their skills and abilities was equally valued. It’s in this way that the professional training was gaining greater visibility inside of the organizations and on the market in general. With the growth of the professional training in Portugal, was necessary, under the European social context, to create a system of quality training. On this way, the system of accreditation of training entities appears whit the objective of controlling the training providers and assures the maintenance of quality on the training cycles. This change came reorganize the professional training, however, it had some difficult aspects to realize and evaluate. Therefore, the accreditation process has become a process of certification of training providers, in which the entities were evaluated accordingly with the training areas in which they operate. So, this report explains the system and process of certification from training entities and their implications for professional training in Portugal. We can also see, the procedures that an entity must follow to pass from accredited entity to an certified entity. In addition to my project, I will also reflect on the various activities developed along my trainee stage.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10189
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