Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10193
Título: Formação de técnicos de ação educativa
Autor: Ferreira, Ana Margarida da Silva Alves de Novais, 1975-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Formação profissional contínua
Formação experiencial
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O trabalho de projeto que aqui se apresenta, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em formação de adultos, centra-se no processo de autoformação com base na análise da prática profissional da autora. Estruturado em três partes fundamentais, pretendeu-se com este estudo realizar uma narrativa biográfica que reflete o percurso profissional da autora, bem como, uma análise teórica, conceptual e empírica sobre o campo da educação e formação de adultos tendo como objetivo um maior aprofundamento e uma melhor compreensão sobre as diferentes abordagens teóricas e, simultaneamente, sobre o percurso realizado. A Narrativa Biográfica possibilitou que diversas experiências profissionais fossem identificadas e analisadas em profundidade conduzindo a autora para uma maior tomada de consciência das potencialidades e fragilidades encontradas ao longo do caminho, bem como a identificação do seu “Ser profissional”. Conjuntamente com a análise teórica e conceptual no campo da Educação e Formação de Adultos, foram identificadas alguma correntes teóricas que conduziram a uma maior compreensão das práticas atuais, em particular, o reconhecimento dos sujeitos enquanto construtores dos seus percursos formativos, a valorização da formação experiencial, e a reflexão sobre a escolarização da formação. Com a Incursão empírica foi possível identificar as problemáticas inerentes ao contexto profissional atual. Para isto, procedeu-se à análise documental do programa de um curso formação, construindo-se um quadro teórico de análise, como forma de melhor organizar a informação recolhida, seguindo-se o diagnóstico que delineou as estratégias de atuação. O plano de ação proposto visou uma melhoria das práticas formativas no curso de formação dos técnicos de ação educativa. Este trabalho articulado nas três dimensões apresentadas enfatiza a autoformação como objetivo central do estudo. A simbiose entre as várias partes remete para o reconhecimento pleno da necessidade constante de reflexão e análise em torno do contexto profissional.
The project work here presented, developed under the Master of Educational Sciences in the specialization area of adult education, concentrates on the process of self-training based on the analysis of author professional practice. Structure into three fundamental parts, the aim of this study was to perform a biographical narrative that reflects the author's professional route, as well as the theoretical, conceptual and empirical analysis made on the field of adults education and training, aiming to further deepening and a better understanding of the different theoretical approaches and, simultaneously, on the route taken. The Narrative Biographical enabled various professional experiences were identified and analyzed in depth leading the author to a greater awareness of the strengths and weaknesses found along the way, as well as identifying its “professional being”. Together with the theoretical and conceptual analysis in the field of Education and Training of Adults, were identified some theoretical currents that have led to a greater understanding of current practices, in particular the recognition of the subject as builders of their pathways, valorisation of experiential training, and reflection on the schooling training. With the empirical incursion was possible to identify the problems inherent in the current professional context. For this, we proceeded to documents analysis of the training course, building up a theoretical framework of analysis as a way to better organize the information collected followed by the diagnosis that outlined the strategies of action. The proposed action plan aimed to improve the educational practices in the training course of the technical education. This joint work in three dimensions presented emphasizes self-training as central objective of the study. The symbiosis between the various parts refers to the full recognition of the need for constant reflection and analysis around the professional context.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10193
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044857_tm.pdf505,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.