Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10194
Título: O ciclo formativo e os requisitos de uma certificação numa entidade formadora : reflexão sobre um estágio
Autor: Martins, Felícia Margarida Pinto, 1989-
Orientador: Guimarães, Paula, 1967-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Estágio curricular
Formação profissional - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: No âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Formação de Adultos, foi realizado um estágio curricular. A entidade acolhedora para a realização do estágio curricular foi a TÜV Rheinland Portugal. É uma filial do Grupo TÜV Rheinland de origem alemã que tem como principal área de actuação a prestação de serviços em inspecções e certificações. As instalações da mesma situam-se em Algés. O departamento de formação da TÜV Rheinland Portugal dinamiza acções de formação intra-empresas e inter-empresas, em várias áreas de educação e formação, sendo que as principais áreas de actuação são: qualidade, energia e segurança e higiene no trabalho. O estágio curricular foi integrado nas tarefas da formação intra-empresas por ser essa a necessidade da entidade acolhedora, não tendo sido possível a aplicação de um projecto de estágio. As diferentes tarefas permitiram o contacto com o ciclo formativo, com a importância do investimento na formação, bem como com os requisitos que a certificação de uma entidade formadora deve cumprir. Quanto ao ciclo formativo, as fases que mais foram trabalhadas foram a concepção da formação e a execução da mesma. O presente relatório tem como objectivo apresentar e reflectir sobre o trabalho desenvolvido durante os cinco meses de estágio curricular, bem como a sua análise à luz do quadro teórico sobre a formação de adultos, mais concretamente, a formação profissional. O balanço final é positivo, pela contribuição facultada à entidade acolhedora, através do trabalho desenvolvido, como através dos conhecimentos adquiridos.
An internship was performed within the course of studies leading to the degree of Master of “Ciências da Educação” (Science in Education) in the area of specialization in “Formação de Adultos” (Adult Education). The host entity for the completion of the internship was TÜV Rheiland Portugal. TÜV Rheiland Portugal is a subsidiary of the TÜV Rheiland group, with its origin in Germany and core business being the providing of services aimed at inspections and certifications. Their facilities are located in Algés. The training department of TÜV Rheiland Portugal streamlines intra and inter-company training in various areas of focus being: quality, energy and health and safety at work. This internship was integrated in the tasks related to the intra-company training since that was the requirement of the host entity. Therefore, it was not possible to implement an internship project. The different tasks allowed contact with the training cycle, the importance of investment in training, as well as the requirements that the certification of a training entity should fulfill. As for the training cycle the phases of more focus were the training design and execution. This report aims to present and reflect on the work done during the five-month internship, as well as its analysis in light of the theorical framework of adult training, specifically professional training. The final balance is positive due to various factors: the contribution provided to the host entity, the work developed and the knowledge acquired.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10194
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