Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10197
Título: Os jovens e a escola : percursos e significados
Autor: Falcato, Etelvina Maria Germano, 1967-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Abandono escolar
Insucesso escolar
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente trabalho de projeto é desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Ciências da Educação na área de especialização da Formação de Adultos - Jovens e Adultos Pouco Escolarizados. O objetivo principal deste trabalho será de criar um momento de reflexão, com dimensão autoformativa, apoiado em três vertentes. Em primeiro lugar, uma narrativa pessoal, centrada no percurso profissional. Segundo, um dissertar sobre o campo da Educação e Formação de Adultos em Portugal com particular escopo nas políticas educativas relativas ao insucesso escolar e ao cumprimento da escolaridade obrigatória. E, por fim, recorrendo à interação com alguns jovens do Curso de Educação e Formação de Nível II – Tipo 2 de Operador de Fotografia da Escola Secundária da Baixa da Banheira (ESBB), uma incursão empírica sobre o modo como algumas estratégias de compensação pedagógica ajudam a conhecer melhor o percurso vivencial e escolar dos mesmos e, consequentemente, a estreitar a relação professor-alunos numa tentativa de combate ao insucesso e ao abandono escolar.
This study project is developed under a Master's degree in Adult Education. The main goal of this work is to create a self-formative moment of reflection supported in three areas. First, a personal narrative centred on the professional career. Secondly, a walk through theoretical elements of reference in Education and Training of Adults in Portugal with particular focus on educational policies adopted to cope with school failure and dropout. And, finally, through interaction with some youngsters of an Education and Training course - Level II - Type 2 Photography Operator in Escola Secundária da Baixa da Banheira (ESBB), a raid on the empirical way some compensation pedagogical strategies can strengthen the relationship between teacher and students in an attempt to combat failure and school dropout.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10197
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044861_tm.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.