Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10198
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Paula, 1967--
dc.contributor.authorFlores, Rute Alexandra Machado Rosa, 1976--
dc.date.accessioned2014-01-20T17:32:24Z-
dc.date.available2014-01-20T17:32:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/10198-
dc.descriptionTrabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013por
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido no âmbito da educação e formação de adultos e e em particular do papel do Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento nos Centros Novas Oportunidades. Pareceu-me importante focar as atenções numa figura que surge em 2008 e para a qual os candidatos, a essa função, tiveram de ser aprendentes informais, de forma a estarem à altura das suas funções. Este trabalho dá a conhecer a forma como surgiu o técnico de diagnóstico e encaminhamento e a importância que teve no âmbito da educação e formação de adultos. Assim, o principal objetivo é caracterizar e analisar o importante papel que este educador possuí no domínio da educação e formação de adultos, nos Centros Novas Oportunidades. Este trabalho contém o depoimento de três técnicos de diagnóstico e encaminhamento de Centros Novas Oportunidades, sobre as diferentes dimensões e metodologias do trabalho que levaram a cabo, com o propósito de identificar e discutir as lacunas e as dificuldades que sentiram no que diz respeito ao desempenho das suas funções, nomeadamente no que toca à sua formação para esta função. No final é alvo uma reflexão sobre a situação atual destes profissionais, num momento de grande incerteza, no que diz respeito à educação e formação de adultos, num tempo em que as expetativas são algumas, mas as garantias muito poucas.por
dc.description.abstractThis essay focus on the role that Diagnosis and Counseling Technicians play in the New Opportunities Center, scoped on the Adult Education and Training perspective. It seemed important to pay a closer look to a character that only appears in 2008, whose skills, aptitudes and knowledge had to be forged by informal learning processes, in order to cope with daily classroom challenges. This issue shows the way this new character was created and his relevance for Adult Education and Training development. Its primary goal is, therefore, to analyze and characterize the central role played by these teaching professionals, and the work they develop on the New Opportunities Centers. Supported by the testimony given by three Diagnosis and Counseling that develop their activity in New Opportunities Centers, the essay approaches the teaching methods that have been developed and the different dimensions off classroom work in order to make an attempt to isolate and debate the obstacles and needs that have been felt, notably in terms of specific job training. It concludes with a personal insight about the current situation off these teaching professionals, framed by the incertitude off the moment we’re living and the fear that the timid expectations created for Adult Education and Training may not have enough support.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de adultos - Portugalpor
dc.subjectProcesso de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências )por
dc.subjectAdultos pouco escolarizados - Portugalpor
dc.subjectTrabalhos de projeto de mestrado - 2013por
dc.titleTécnico de diagnóstico e encaminhamento : a importância da aprendizagem em contexto de trabalhopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201226693-
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044863_tm.pdf433,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.