Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10201
Título: Todos diferentes ou todos iguais? : lógicas de ação de educadores de infância face à diversidade cultural
Autor: Santos, Íris Cristina Alves dos, 1978-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Educação pré-escolar - Portugal
Educação intercultural - Portugal
Educadores de infância
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Os departamentos curriculares ou grupos disciplinares tornam-se um privilegiado contexto de interações profissionais e de construção de culturas e subculturas profissionais, de diversos níveis de intensidade e vinculação. Esta dissertação aborda o trabalho docente no contexto de um departamento curricular – o Departamento Curricular de Educação Pré-escolar – que faz parte de um Agrupamento de Escolas situado na zona metropolitana de Lisboa, num contexto social fortemente caracterizado pela diversidade étnico-cultural. O estudo tem um duplo objetivo: analisar as formas da cultura docente que caracterizam as relações profissionais das educadoras de infância desse departamento, quer entre si, quer com os docentes de outros departamentos do agrupamento; e compreender qual a orientação das lógicas de ação das docentes do departamento perante a diversidade étnico-cultural do contexto onde exercem a sua atividade profissional. A investigação, de caráter qualitativo e interpretativo, foi concretizada através de um estudo de caso no qual se recorreu, como principal instrumento, à entrevista semiestruturada. Esta permitiu aceder e – depois de recorrer a procedimentos de análise de conteúdo – compreender as perspetivas da totalidade das educadoras do departamento (dez) sobre o seu trabalho, as relações profissionais que desenvolvem com os seus colegas docentes e a diversidade étnico-cultural dos seus alunos. O estudo foi ainda suportado por uma pesquisa documental, dirigida aos principais textos orientadores da atividade do agrupamento de escolas. O estudo permite, por um lado, perceber o caracter misto das culturas profissionais dos docentes e, por outro, compreender os aspetos enriquecedores das características multiculturais dos alunos num grupo/escola e as possibilidades pedagógicas que estas concretizam.
The departments or disciplinary groups become privileged contexts for professional interactions and for the construction of professional cultures and subcultures with diverse levels of intensity and commitment. This dissertation addresses the teaching work in the context of a curricular department – the Curricular Department of Preschool Education – part of a grouping of schools located in the metropolitan area of Lisbon, in a social context strongly marked by ethnic and cultural diversity. The study has a double goal: to analyze the forms of professional culture that characterize professional relations among the early childhood educators, and the professional relations between them and teachers from other school departments; understand the orientation of the action logics of the department educators, given the ethnic/cultural diversity in which they exercise their professional activity. The research, qualitative and interpretative, was achieved through a case study in which the semi-structured interview was used as the main tool. This allowed access and, through the procedure of content analysis, understanding of the ten department educators’ perspectives of their work, professional relationships that they develop with their fellow educators teachers, and the ethnic and cultural characteristics of their students. The study was also supported by documentary research aimed at key texts governing the activity of the grouping of schools. The study allows on one hand, to perceive the mixed character of the professional cultures of teachers and, secondly, to understand the enriching aspects of the multicultural characteristics of the students in a group/school and the pedagogical possibilities that these enable.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10201
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