Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10202
Título: O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
Autor: Vieira, Agripina Carriço, 1959-
Orientador: Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Projecto educativo de escola
Escola rural - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Neste trabalho procuramos compreender a escola enquanto organização, detentora de uma estrutura, de uma cadeia de poderes e regulamentada por um conjunto de normativos, quer externos, quer internos Pretende-se reflectir sobre alguns dos factores que condicionam e afectam o trabalho dos directores escolares em Portugal, centrando-nos essencialmente nas mudanças mais significativas no domínio da regulação da acção pública em educação. No processo de reconfiguração do papel regulador do Estado, abrem-se espaços de regulação, cabendo a cada organização escolar a construção do seu projecto educativo de escola, que se assume como a expressão de uma identidade própria (singular, educativa e social), nascendo quer de um tempo, quer de um contexto, quer ainda das relações que os seus actores entretecem entre si. Nesta investigação qualitativa sob a forma de estudo de caso, é nosso propósito problematizar o processo de territorialização das políticas educativas, tendo em conta uma realidade específica. Interessa-nos, analisar o processo de construção, implementação e avaliação do projecto educativo de escola à luz dos diferentes papéis que o director vai assumindo na direcção diária da organização escolar inserida num contexto rural.
Ce travail cherche à comprendre l’école en tant qu’organisation, pourvu d’une structure, d’une chaîne de pouvoirs et réglée par un ensemble de normatifs aussi bien internes qu’externes. Nous nous proposons de réfléchir sur quelques uns des facteurs qui conditionnent et affectent le travail des directeurs d’école au Portugal. On se centrera essentiellement sur les changements plus significatifs dans les domaines de la régulation de l’action publique en éducation. Dans le processus de reconfiguration du rôle régulateur de l’État, des espaces de régulation s’ouvrent, où chaque organisation scolaire construit son projet éducatif d’école, qui se constitue comme l’expression d’une identité propre (singulière, éducative et sociale), qui est le résultat d’un temps, d’un contexte, mais aussi des rapports que ses acteurs entretiennent entre eux. Dans cette investigation qualitative à travers «l'étude de cas», nous voulons questionner le processus de territorialisation des politiques éducatives, en tenant compte d’une réalité spécifique. Il s’agit pour nous d’analyser le processus de construction, d’implémentation et d’évaluation du projet éducatif d’école implémentée en milieu rural à travers les différents rôles que le directeur d’école assume quotidiennement
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10202
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