Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10208
Título: O blogue no 1.º ciclo, um incentivo ao desenvolvimento da escrita criativa
Autor: Pereira, Telma Cristina de Sá Rodrigues Neves, 1976-
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias da informação e da comunicação
Blogs
Escrita criativa
Data de Defesa: 2013
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação são visíveis nos dias de hoje em toda a sociedade. A escola fazendo parte dessa sociedade tem-se adaptado, apetrechando-se com um parque tecnológico cada vez maior. No entanto, não basta colocar os computadores, os projetores ou quadros interativos nas salas de aulas, os professores têm de os usar efetivamente na prática pedagógica. Neste estudo pretendeu-se, aferir se o blogue enquanto ferramenta motivadora podia despertar o gosto pela escrita criativa nos alunos. Pretendeu-se ainda ao longo deste estudo explorar as potencialidades educativas das TIC no ensino básico, dando um exemplo efetivo da sua integração nas aulas curriculares. Para tal foi necessário dividir o estudo em duas partes distintas. A primeira teórica, onde contextualizamos a integração das TIC no currículo do 1.º Ciclo, a nível da Região Autónoma da Madeira, em especial a ferramenta da web 2.0 utilizada no projeto e as teorias de aprendizagem inerentes ao seu uso na educação. Explorámos ainda a introdução da escrita criativa no 1.º Ciclo, através do uso do blogue. Na segunda parte do estudo implementamos o projeto “O Blogue no 1.º Ciclo, um incentivo à escrita criativa”, através da criação e desenvolvimento dos blogues dos alunos. Tratou-se de uma investigação com uma metodologia de estudo de caso qualitativo com uma natureza descritiva e interpretativa, recorrendo-se a quantificações para aferir o grau de satisfação dos alunos ao longo do projeto. Após a recolha e análise dos dados podemos constatar que o blogue desenvolveu nos alunos o sentido de responsabilidade e autonomia, o gosto pela escrita, o sentido crítico e reflexivo, entre outros. A criação do bogue e consequente manutenção, através da publicação de textos, veio despertar nos alunos o gosto pela escrita e melhorar a sua capacidade de comunicação escrita.
The Information and Communication Technologies are nowadays visible in every aspect of society. Being a part of society, school has adapted itself by increasingly acquiring better hardware and software. However, having computers, data shows and electronic boards in the classrooms is not enough. Teachers have to learn how to use them effectively in their teaching activity. So, the goal of this study has been to determine if using a blog as a motivating tool could bring out children interest in writing. Another goal of this study was to determine the educational potential of the Information and Communication Technologies in Elementary School by giving an effective example of their use in curricular classes. To achieve that we divided the study in two distinct parts. In the first one, we described the Information and Communication Technologies integration in Primary School classes, in Região Autónoma da Madeira, specially the adopted web 2.0 tool through the learning theories that support its use in education. We also enhanced the benefits of introducing creative writing in Elementary School through the use of a blog. In the second part of the study, we implemented the project “The Blog in Elementary School, an incentive to writing”, through the creation and development of students´ blogs. It has been an investigation based on a qualitative study case methodology, with a descriptive and interpretative nature, making use of quantification processes to determine the students’ satisfaction degree throughout the project. After gathering and analyzing the data, we come to the conclusion that using the blog lead to an increase of students’ responsibility, autonomy, writing pleasure, reflection capability and critical sense, among other aspects. Creating and maintaining the Blog through text publication, led students to start showing interest in writing, causing them to try to improve their capabilities.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10208
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044847_tm.pdf13,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.