Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10210
Título: O modelo de motivação expectativa-valor na aprendizagem da estatística : um estudo com alunos do 7.º ano a partir de dados reais
Autor: Gil, Ana Paula Rosado de Sousa, 1982-
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Literacia estatística
Motivação em educação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo propõe-se, por um lado, indagar a relação entre a valorização da Tarefa, segundo o modelo de motivação expectativa-valor, e a utilização de dados reais na aprendizagem da Estatística numa turma do 7.º ano e, por outro, perceber a relação entre o valor da Tarefa e a motivação dos alunos na aprendizagem da Estatística, num conjunto de aulas da disciplina de Matemática. De acordo com o modelo de motivação expectativa-valor, o valor que os alunos atribuem a uma dada tarefa académica, é um dos componentes chave na compreensão dos comportamentos de sucesso e resultados académicos. Foram estudados dois grupos de alunos da turma, num total de seis alunos. A metodologia utilizada no presente projeto é de índole qualitativa, sendo que a análise dos dados recolhidos tem como base a criação de oito categorias, seis delas referentes aos principais construtos do modelo de motivação expectativa-valor, uma com base na utilização de dados reais nas tarefas realizadas nas aulas e a motivação demonstrada pelos alunos ao longo desta unidade. Os métodos de recolha de dados foram a observação não participante com registos áudio do trabalho dos grupos selecionados e registo vídeo das aulas da unidade de Estatística, entrevistas aos alunos participantes, recolha documental da resolução das tarefas de todos os alunos e questionário com perguntas abertas a toda a turma. De um modo geral, ambos os grupos parecem valorizar a Tarefa em todos os seus componentes, apontando como razão principal para essa valorização, a utilização de dados reais. Relativamente à motivação, é de salientar o esforço dos alunos na manutenção e realização das atividades propostas, assim como a persistência na resolução das dificuldades e dúvidas com que se foram deparando. O envolvimento em todos os passos do ciclo investigativo e a apresentação de conteúdo estatístico próximo dos seus interesses, aparentam ser importantes fatores na valorização da Tarefa e na motivação com que trabalharam ao longo das aulas.
The present study aims to, firstly understand the relation between task value, according to the expectancy-value motivational model, and the use of real data in the statistical learning of a 7th grade class and, secondly, understand the relation between task value and the students’ motivation in learning statistics, on a set of mathematics classes. According to the expectancy-value motivational model the value the students give to a certain academic task is a key component to understand success behaviors and academic achievement. Two work groups were studied, in a total of six students. The methodology in this study is qualitative and the data were analyzed based in eight categories, six of them referring to the expectancy-value motivational model’s main constructs, one based in the use of real data in the tasks performed in classes and the students’ motivation in the course of the classes. The data were collected through non-participant observation with audio recordings of the work of selected groups and video recordings video of the Statistics classes, interviews with the participating students, documental collection of the solved tasks from all the students and a questionnaire with open questions given to the whole class. Overall, both groups of students seem to value the task in all its components, pointing the use of real data as the reason for that value. Regarding motivation, the students showed effort in the maintenance and realization of the proposed activities, as well as persistence in the resolution of difficulties and doubts that occurred. The engagement in all the steps of the research cycle and the presentation of statistical content that was supported in a context close to their interests, seem to be important factors in providing task value and in the students’ motivation along these classes.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10210
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