Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10227
Título: Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portugal
Autor: Martins, Dércio Miguel dos Santos, 1983-
Orientador: Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Palavras-chave: Ensino à distância - Portugal
Investigação em educação
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este estudo do tipo Delphi procura identificar e categorizar as áreas prioritárias a investigar em ensino a distância em Portugal. Foram inquiridos especialistas em investigação e ensino a distância em Portugal, procurando a sua opinião através de dois questionários online, distribuídos em duas rondas Delphi. O presente estudo tem como base a investigação e categorização de áreas de investigação em ensino a distância, desenvolvidas por Zawacki-Richter (2009). Esta categorização distribui as áreas de investigação em ensino a distância em três níveis: macro (sistemas e teorias de ensino a distância), meso (gestão, organização e tecnologia), e micro (ensino e aprendizagem). A abordagem metodológica utilizada para a recolha e análise de dados é qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos revelam que, na opinião dos especialistas consultados, no geral todas as áreas merecem ser investigadas, embora existam seis áreas muito importantes a investigar em ensino a distância em Portugal correspondendo às subcategorias: 1) avaliação da qualidade; 2) interação e comunicação; 3) conceção do ensino; 4) teorias e modelos, 5) inovação e mudança, e por fim 6) desenvolvimento profissional dos docentes. A construção de um quadro referência sobre a investigação no ensino a distância em Portugal permite a organização do conhecimento, e procura ajudar na identificação de áreas prioritárias ou lacunas de investigação, como forma de desenvolver a investigação de forma válida, coerente e sistemática. Pretende-se que este estudo do tipo Delphi represente um estímulo à realização de outros estudos semelhantes e sugere-se como temas a revisão de literatura sobre as tendências e lacunas de investigação em Portugal, ou ainda, acerca das metodologias utilizadas na investigação em ensino a distância.
This Delphi type study aims to identify and categorize research priority areas in distance education in Portugal. Looking at the opinion of experts in research and teaching in distance education in Portugal, experts were inquiried in two online questionaires, performed in two Delphi rounds. The present study is based on Zawacki-Richter’s (2009) research and categorization of research areas in distance education. This categorization distributes distance education research areas in three levels: macro level (systems and distance education theories); meso level (management, organization and technology); and micro level (teaching and learning). The methodological approach for collecting and analysing data was qualitative and quantitative. The results show that, in the opinion of the experts consulted, overall all areas should be studied, although there are six very important areas to research in distance education in Portugal, which are the corresponding subcategories: 1) quality assurance; 2) interaction and communication in learning communities; 3) instructional design; 4) theories and models; 5) innovation and change; and 6) professional development and faculty support. Building a framework for research in distance education in Portugal will contribute to organize the knowledge and to identify priority areas or research gaps, as a way to develop valid, coherent and systematic research. It is intended that this Delphi type study represents a stimulus to carry out similar studies and we suggest topics as a review of literature on trends and research gaps in Portugal, or even about the methodologies used in distance education research.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10227
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