Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10228
Título: Conceção de recursos educativos digitais como estratégia de promoção de aprendizagens no ensino profissional
Autor: Rodrigues, Lina Maria Gonçalves Afonso, 1969-
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Tecnologia educativa
Ensino profissional
Recursos educativos
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Ao longo dos tempos temos visto que a informática está cada vez mais aliada à aprendizagem e, em simultâneo, tem vindo a ser evidente que a programação ajuda a promover junto dos alunos uma maior capacidade de raciocínio lógico. A cada vez maior utilização do computador na sala de aula vem proporcionar novas metodologias de aprendizagem obrigando a uma readaptação do professor cujo papel tem vindo a sofrer grandes alterações, deixando de ser um mero transmissor de conhecimentos mas acumulando a essa tarefa a função de orientador e entusiasta da aprendizagem. Neste projeto pretende-se verificar que aliar a difícil tarefa de aprender a programar atividades lúdico-pedagógicas com um objetivo bem definido, pode ajudar os alunos a perceberem melhor como usar de forma mais eficiente as regras de sintaxe e semântica que têm vido a aprender e que, até certo ponto, são difíceis de interligar. Para tentar responder às tarefas descritas, foram recolhidos alguns dados de cariz qualitativo, recorrendo a inquéritos (anexos II, III e VI). Para além dos resultados obtidos foi ainda criado um CD com um applet que reúne uma quantidade de pequenos jogos didáticos que poderão ser usados por alunos e professores do primeiro Ciclo, como ferramenta de apoio à aprendizagem. Os resultados obtidos mostram uma grande satisfação por parte dos alunos e professores do primeiro Ciclo no que concerne aos applets produzidos e a sua utilidade. Por parte dos alunos dos cursos profissionais verifica-se uma maior motivação e empenho na construção dos applets e consequentemente na aprendizagem da nova linguagem, como se pôde comprovar através dos resultados positivos na avaliação final dos módulos de aprendizagem lecionados.
Throughout the times informatics has increasingly been connected with the teaching-learning process and, at the same time, strong evidence has been shown that computer programming helps students to develop a higher capacity of logical reasoning. The use of the computer in the classroom has increased among teachers and this gives way to new teaching methods leading them to adapt to new challenges. They not only pass their knowledge down to the students but they act more and more as coaches and learning enthusiasts. This project aims at showing that combining learning how to write recreational-pedagogical activities with a well-set objective can help the students to better understand how to more effectively use the syntax and semantics rules they have learned and that are sometimes so difficult to put together. To perform the tasks mentioned, some data were collected through surveys which are attached to this project. Besides the results, a CD was recorded with an applet that gathers a number of small games that can be used by primary students and teachers as a learning support. The results show a great satisfaction on the part of both primary school students and teachers in what concerns the applets produced and their usefulness. The vocational courses students feel more motivated to create the applets and, as a consequence, to learn a new language, as it may be seen in the good results obtained by the students in the learning units involved.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10228
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