Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10229
Título: Introdução de ferramentas TIC na comunicação entre a escola e a família : uma experiência com alunos do 2º ciclo do ensino básico de uma escola de Lisboa
Autor: Mendonça, Pedro Miguel Costa Pessanha de, 1984-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Envolvimento parental - escola
Ferramentas de software
Tecnologias da informação e da comunicação
Relação escola-família
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Dada a dificuldade sentida pelos docentes no contato com os pais e encarregados de educação e o crescente peso que a sociedade atual tem dado às novas tecnologias da informação e da comunicação, o presente estudo pretende encontrar e, de alguma forma, explorar os efeitos da utilização de ferramentas tecnológicas na comunicação entre a escola e as famílias dos seus alunos. A sua aplicação teve lugar, no ano letivo de 2012/2013, numa escola de Lisboa, mais concretamente numa turma do 6º ano de escolaridade e foi feita através da introdução do e-mail e de um sitio na internet, criado para o efeito, enquanto ferramentas de suporte à sua comunicação. Recolheram-se múltiplos dados de forma a permitir uma abordagem naturalista, assente numa análise de carater exploratório dos referidos efeitos. Foram aplicados questionários aos vários agentes educativos participantes – diretor de turma, encarregados de educação e alunos – com o objetivo de melhor se aferir as suas opiniões e ideias que se revelaram claramente favoráveis quanto ao projeto desenvolvido. Descobriram-se ainda, quais é que seriam, no entender destes, as vantagens e as desvantagens decorrentes da utilização das referidas ferramentas, bem como as possíveis barreiras e o papel que a escola deve ter para as contrariar. Foram também recolhidos dados relativamente aos contactos estabelecidos entre os diretores de turma e os encarregados de educação das várias turmas da escola e dados relativos ao aproveitamento e comportamento de todas estas turmas. Estes dados tornaram possível uma análise comparativa entre as várias turmas que permitiu a confirmação dos efeitos positivos que esta dinâmica revelou ter, tanto na frequência dos contactos com as famílias como nos indicadores de aprendizagem e de atitudes dos alunos participantes.
The difficulty felt by the teachers to communicate with the parents and the importance delivered by the contemporary society to the new technologies gives an important background to this study. This project main goal is to find and explore the effects that the use of technology on this communication may bring. The project was developed during the school year of 2012/2013 at a school in Lisbon with a 6th grade class. It was done through the application of e-mail and a website as a support to the communication between teachers and parents. There were multiple data sources as a way to make a naturalistic approach based on an exploratory method of the given effects. Thanks to the appliance of an inquiry to the students, the parents and the class teacher we had been able to recognize their favorable opinions and all the advantages and disadvantages which they had found. This project had also made possible to compare the results of all the 6th grade classes and the communication frequency between all the different class-directors and parents. By this, it was possible to recognize the positive influence carried by the project to students results and parental involvement in school.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10229
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie044895_tm.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.