Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10236
Título: Práticas educativas em contexto prisional
Autor: Cunha, Anabela Rosinha Grifo, 1968-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Reclusos
Educação de adultos - Portugal
Educação não formal
Actividades lúdicas
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente trabalho surge no âmbito do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Formação de Adultos. Consiste em analisar o modo como é realizada a ocupação do tempo entre os reclusos no contexto prisional e identificar experiências, motivações e interesses dos adultos reclusos. Tendo como principal objetivo desenvolver práticas educativas dentro da prisão, de forma a promover o bem estar físico e psíquico da população reclusa. Trata-se de um trabalho de projeto pensado a partir da análise da prática profissional da autora, e visa conceber um projeto de intervenção que permite a ocupação do tempo dos reclusos através de atividades que promovam a valorização das suas experiencias, a troca de saberes, a criatividade e a reflexão. Os testemunhos dos entrevistados partem de uma visão negativa do sistema evidenciando as fragilidades do estabelecimento prisional ao nível de atividades implementadas para ocupar o tempo dos reclusos e vai até a uma visão promissora do trabalho que se pode desenvolver a nível de atividades lúdicas e físicas.
Ce travail apparaît dans le programme d'études menant au diplôme de Master of Science en éducation , spécialisée dans le domaine de l'éducation des adultes . Est d'examiner comment l'occupation est effectuée fois parmi les prisonniers dans le contexte de prison et d'identifier les expériences, les motivations et les intérêts des détenus adultes . Avec l'objectif principal de développer des pratiques éducatives au sein de la prison, afin de promouvoir le bien-être physique et psychologique de la population carcérale . Il s'agit d'un travail de réflexion de conception à partir de l'analyse de la pratique de l'auteur, et vise à élaborer un projet d'intervention qui permet l'emploi du temps des détenus à travers des activités qui favorisent l'appréciation de leurs expériences, d'échanger des connaissances, la créativité et la réflexion. Les témoignages des répondants laissent une vision négative du système montrant les faiblesses de l' institution en termes d'activités mises en oeuvre pour occuper le temps des prisonniers et va jusqu'à une vision prometteuse de travail qui peut développer un niveau d'activités physiques et récréatives.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10236
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