Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10238
Título: Adultos desempregados e o reconhecimento de adquiridos experienciais : do direito à educação ao dever de aprender
Autor: Martins, Carla Alexandra Fernandes, 1980-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Direito à educação
Aprendizagem experiencial
Educação de adultos - Portugal
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente Trabalho de Projeto surge enquadrado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, realizado no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Surge a partir da preocupação da sua autora em relação a uma determinada realidade experienciada no campo das práticas, nomeadamente da constatação da presença crescente de jovens e adultos em processos de natureza formativa que acedem a estes percursos de forma condicionada, uma vez que esta decisão não é da sua exclusiva responsabilidade, mas antes influenciada por instâncias governamentais ou por imposições legais. Esta realidade é ilustrada pelo caso dos adultos desempregados oriundos dos serviços de emprego, que entre novembro de 2010 e março de 2013 foram encaminhados de forma massiva para processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, de forma condicionada, uma vez que este processo nem sempre teve em consideração a sua vontade ou partiu da sua própria iniciativa. Para melhor compreender esta realidade, o presente trabalho recorre a uma fundamentação que procura aprofundar os elementos teóricos que permitam um melhor enquadramento da temática. Para isso descrevemos a evolução histórica e os principais marcos da educação de adultos em Portugal, analisamos as principais políticas nacionais e correntes internacionais sobre este assunto e aprofundamos aspetos associados ao processo de aprendizagem experiencial para melhor compreendermos de que forma esta situação condiciona o sucesso dos percursos formativos dos adultos e como podem estes ser potenciados. Decorrentes do presente processo, surgem no final algumas orientações práticas passíveis de serem integradas no quotidiano de quem diariamente se depara com esta situação.
Cette recherche apparaît encadrée dans le contexte d'un diplôme de maîtrise en Sciences de l'Éducation, secteur de spécialisation en Formation d'Adultes, réalisé au Instituto de Educação de Universidade de Lisboa. Découle de la préoccupation de son auteur concernant une certaine réalité essayée dans le champ des pratiques, notamment de la constatation de la présence croissante des jeunes et d'adultes dans des procédures de nature formative qui accèdent à ces parcours de forme conditionnelle, vu que cette décision n'est pas de sa exclusive responsabilité, mais avant conditionnelle par des instances gouvernementales ou par des impositions légales. Cette réalité est illustrée par le cas des adultes chômeurs originaires des services d'emploi, qui entre novembre 2010 et mars 2013 ils ont été conduit de forme massive pour des processus de reconnaissance, de validation et certification de compétences, de forme conditionnelle, vu que ce processus n’ a pas toujours eu dans considération sa volonté ou est parti de son propre initiative. Pour mieux comprendre cette réalité, ce travail fait appel à un fondement lequel il cherche à approfondir les éléments théoriques qui permettent un meilleur encadrement de la thématique. Pour cela nous décrivons l'évolution historique et les principales bornes de l'éducation d'adultes au le Portugal, nous analysons les principales politiques nationales et courants internationaux sur ce sujet et approfondissons des aspects associées au processus l'apprentissage expérientiel pour mieux comprendre de quelle façon cette situation conditionne le succès des parcours formatifs des adultes et comme peuvent-ils être exploités. Liés au présent processus, apparaissent à la fin quelques orientations pratiques passibles être intégrées dans le quotidien des professionels.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10238
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