Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10273
Título: Proposta de curso no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário : utilização da plataforma Canvas na formação escolar e profissional
Autor: Barros, César Augusto da Conceição, 1955-
Orientador: Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Palavras-chave: E-learning
Formação de adultos - Portugal
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo consistiu na análise da aplicação da plataforma de gestão de aprendizagem Canvas na lecionação de um curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (EFA-NS) organizado pela Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, durante o ano letivo de 2012/2013. O propósito principal foi o de elaborar um curso nessa plataforma, identificar as dimensões que relacionam e explicam a sua utilização pedagógica, recolher dados e analisar a perceção dos formandos relativamente às soluções tecnológicas e didáticas que lhes foram propostas no período em que realizaram a formação. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise dos dados na sequência da aplicação de um questionário aos formandos do curso. Os resultados permitiram concluir pela avaliação global favorável do curso e da plataforma e que a modalidade de blended learning se afigura adequada à formação dos adultos no âmbito dos cursos EFA.
The role of Learning Management Systems (LMS) is central in educational activities and there are a number tools, both open-source solutions such as CANVAS and proprietary solutions, such as Blackboard. In this study an analysis of the implementation of the platform Canvas in a Secondary Education and Training course for adults was set up in the Quinta do Conde School, during the academic year 2012 / 2013. The main purpose was to develop a course with CANVAS LMS, to identify the dimensions that relate and explain its educational use, to collect data and analyze the learners’ perceptions about the adopted educational and technological solutions proposed. A quantitative methodology was used for collecting and analyzing the data following the application of a questionnaire to the students attending the course.The results showed a favourable evaluation, both of the course and the platform and that the blended learning modality seems appropriate to the EFA adult education courses.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10273
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046291_tm.pdf3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.