Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10275
Título: Um olhar sobre as TIC no ensino do Português : conceções e práticas docentes no concelho de Almada
Autor: Salgueiro, Maria da Graça Girão, 1968-
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Web 2.0
Ensino do português
Tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O estudo a que nos propusemos pretendeu investigar como os professores do 2.º, 3.º ciclo e secundário das escolas do concelho de Almada integram as ferramentas da Web 2.0 na sua prática letiva e com que objetivos o fazem. O aparecimento da Web 2.0 é um facto incontornável na nossa sociedade que originou uma revolução social e cultural. Mudámos a forma como comunicamos, interagimos e aprendemos. Nas escolas, as transformações originadas por esta sociedade de informação sujeitam os professores a mover-se numa escola que não lhes é familiar, mas na qual têm de trabalhar, formando alunos do mundo da geração digital, em que nós os tradicionalmente detentores do saber, não passamos de imigrantes digitais (Prensky, 2001). As ferramentas da web 2.0 proporcionam a professores e alunos oportunidades múltiplas e benefícios na aprendizagem. Contudo, apesar do reconhecimento das suas vantagens, elas não serão produtoras de mais e melhor conhecimento se os docentes não as utilizarem. Assim, neste estudo, através de uma abordagem de tipo descritivo não experimental – um survey – procurou-se investigar que ferramentas da web 2.0 utilizam os professores de português nas suas aulas, em escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário do concelho de Almada. Constatamos que os professores, na sua maioria, ainda não utilizam as ferramentas da web 2.0 em sala de aula, embora todos reconheçam as suas potencialidades. A falta de formação e de equipamentos informáticos permanecem como os principais factores inibidores da integração daquelas aplicações.
The aim of this research was to study how, and with what goals, the Basic School (2nd and 3rd levels) and Secondary School teachers of Portuguese, from the municipality of Almada make use of the Web 2.0 tools in their teaching practice. The boom of the Web 2.0 is an unavoidable fact in our society and it started a social and cultural revolution. Changes occurred in the ways we communicate, interact and learn. In our schools, the changes created by this new information and communication society, made teachers move around in different and unfamiliar grounds: a school where they have to teach students that belong to a digital generation, living in a world where teachers used to be the owners of knowledge and are, now, simple digital immigrants (Prensky, 2001). The Web 2.0 tools offer teachers and students varied opportunities and learning benefits. However, in spite of the acknowledgement of these advantages, they won’t produce more and better knowledge unless teachers use them in their daily practice. So, in this descriptive, non-experimental approach survey, we aimed to find out which Web 2.0 tools are used by the teachers of Portuguese in their classes in the “2.º and 3.º ciclos” and secondary level in the municipality of Almada. We came to the conclusion that the majority of these teachers still don’t use the Web 2.0 tools in their classrooms, although they all see their potentialities. The lack of training and of IT equipment remain the main inhibiting factors preventing these teachers from using those tools.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10275
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046295_tm.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.