Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10276
Título: Mlearning : ambiente de aprendizagem com interface adaptativo
Autor: Coutinho, Joana Elisabete Ferreira Duarte, 1981-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Formação profissional - Portugal
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino à distância - Portugal
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Encontramo-nos perante uma revolução na forma como se acede à informação. A construção do conhecimento está a sofrer grandes alterações, principalmente pela introdução das TIC e dos recentes dispositivos móveis quer na área da educação como na área da formação profissional. O presente estudo centra-se em avaliar uma plataforma de aprendizagem adaptativa aos dispositivos móveis, desenvolvida no âmbito da elaboração deste projeto e analisar as suas potencialidades enquanto ferramenta de mediação em Mlearning na formação profissional de adultos. O problema em estudo restringe-se na procura de dados relevantes da experiência dos formandos que frequentaram uma ação de formação em regime presencial, complementada com o regime Mlearning. O propósito central é caracterizar o grau de satisfação dos formandos considerando algumas dimensões da plataforma Mobilelearning.pt: i) Interface e Design; ii) Usabilidade e Ergonomia; iii) Acessibilidade e Rapidez; iv) Diversidade de funcionalidades utilizadas; v) Utilização de fóruns de discussão; vi) Adaptabilidade a dispositivos móveis. Procura-se igualmente caracterizar alguns aspetos do ensino e aprendizagem na plataforma Mobilelearning.pt e a viabilidade e satisfação da plataforma em formação de adultos. Assume-se uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados, aplicando-se o questionário aos participantes provenientes de diversos cursos de formação profissional em diversas áreas. Por meio deste projeto procuramos, assim, dar uma pequena contribuição no sentido de perceber qual a relevância do Mlearning e quais as vantagens que poderia trazer para a formação profissional. É muito gratificante, também, deixar disponível uma ferramenta pedagógica, a plataforma Mobilelearning.pt, que apesar de necessitar de alguns aperfeiçoamentos, mostrou-se muito eficaz apresentando níveis de satisfação por parte dos formandos bastante favoráveis.
We are facing a revolution in the way we access the information. Knowledge building is undergoing major changes, particularly the introduction of ICT and the latest mobile devices both in education and in vocational training. This study focuses on evaluating an adaptive learning platform for mobile devices, developed in the preparation of this project, and examine its potential as a mediation tool in Mlearning in adult vocational training. The problem under study is limited to the search for relevant experience of trainees sent an action classroom-based training, complemented with Mlearning. The central purpose is to characterize the degree of satisfaction of trainees considering some dimensions of the platform Mobilelearning.pt: i) Interface Design and ii) Usability and Ergonomics iii) Accessibility and Quickness iv) Diversity of features used, v) Use of forums discussion vi) Adaptability to mobile devices. It also seeks to characterize some aspects of teaching and learning of the Mobilelearning.pt platform and it’s viability and satisfaction in adult education. It assumes a methodological approach for collecting and analyzing quantitative data, applying the questionnaire to participants from various professional courses in various fields. Through this project we seek to make a small contribution towards realizing the relevance of Mlearning and focus the advantages it could bring to the training. It is very gratifying, too, to make available a pedagogical tool, the Mobilelearning.pt platform that despite the need for some improvements, proved very effective with levels of satisfaction on the part of the trainees rather favorable.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10276
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046301_tm.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.