Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10314
Título: Inclusão escolar de crianças e jovens de comunidades ciganas : práticas pedagógicas formais e não-formais no âmbito do programa Escolhas
Autor: Silva, Marly da Conceição Soares, 1986-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Ciganos - Portugal
Programa escolhas
Inclusão social
Inclusão escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente Relatório dá conta do Estágio de Natureza Curricular que foi desenvolvido ao longo do 2.º ano do 2.º Ciclo de formação em Ciências da Educação, na área de especialização “Educação Intercultural”, na Equipa Central do Programa Escolhas (PE), onde fui integrada na equipa da Zona Sul e Ilhas1. O estágio teve como foco principal um trabalho sobre a inclusão escolar de crianças e jovens de comunidades ciganas. Tendo em conta que os níveis de exclusão social, a par da desvalorização do sistema formal de ensino, continuam a colocar crescentes desafios à integração social das comunidades ciganas, este trabalho teve como objectivo a análise das práticas socioeducativas formais e não-formais, desenvolvidas no âmbito dos projectos locais de Norte a Sul do país. A linha orientadora destes projectos visou contribuir para a mitigação das disparidades no acesso à educação das crianças e jovens e também, para o reforço das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, por parte dos profissionais e dos membros das comunidades participantes nesses projectos. Neste âmbito foi organizado o I Encontro Temático, subordinado ao tema – Inclusão Escolar de Crianças e Jovens de Comunidades Ciganas, com a participação de cerca de 300 pessoas. A recolha de dados para a identificação e caracterização de práticas promissoras foi realizada junto de 19 projectos. Através desta análise, verificámos que existem diversidadades de práticas que vão desde desenvolvimento de competências sociais, pessoais e escolares à realização de actividades de animação de recreios, passando pela mediação social. Um número minoritário de projectos parece implicar-se em práticas promotoras de uma Educação Intercultural, que valoriza a comunicação e o Diálogo Intercultural entre culturas e a coesão social.
The current Curricular Internship Report was developed during the 2nd year of the 2nd cycle of the degree in Educational Sciences, as a specialization in “Intercultural Education”, in the headquarters of the Choices Program (PE), where I was integrated in the team of the Southern Zone and the Islands2. The main focus of the internship was among the school inclusion of children and young people from gipsy communities. Taking into account the levels of social exclusion along with the devaluation of the formal educational system that, continues to represent challenges to the social integration of the gipsy communities, this project aims to gather and analyze a set of formal and non-formal practices, developed by the local projects throughout the country. The actions developed by those projects are seen as a contribution to the mitigation of the disparities in the access of the education, from children and young people, as well in the strengthening of the life-long learning opportunities, from the workers and communities members engaged in the different projects. Within this scope a thematic meeting under the topic – School Integration of children and Young People from Gipsy Communities, was held, with the participation of over 300 individuals. The data collection in order to identify and make the further characterization of the promising practices was accomplished among 19 projects. Through this analysis, we found a wide range of practices, from social, personal and educational skills development, to recreational activities, as well as social mediation. A limited number of projects seem to implement practices to enhance Intercultural Education, in order to valorize communication and Intercultural Dialogue between cultures and social cohesion.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/10314
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