Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10320
Título: Avaliação adaptativa em dispositivos móveis das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças
Autor: Moita, Pedro Miguel Silva, 1975-
Orientador: Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-
Minervino, Carla Alexandra S. M.
Palavras-chave: Leitura
Tecnologia educativa
Dispositivos electrónicos
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Não existem dúvidas acerca da importância da leitura para o desenvolvimento, crescimento e relacionamento do ser humano. Por esta razão, a leitura é um constructo pesquisado por diversas áreas do conhecimento, que buscam respostas para avaliar, estimular, analisar, prevenir e intervir no seu processo. Neste contexto, verifica-se que as tecnologias da informação e comunicação passam a ser relevantes para o estudo, com o surgimento de inúmeros aplicativos educativos para o auxílio da aprendizagem da leitura. Contudo, poucos são os instrumentos construídos com comprovação científica de sua validade, que possam ser utilizados por profissionais da educação com segurança, sobretudo na língua portuguesa. Considerando a importância das tecnologias digitais para a educação e a carência de instrumentos para avaliação informatizados, a presente pesquisa teve como objetivos conceber, desenvolver e analisar um Teste Adaptativo Informatizado de avaliação das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura. Para alcançar estes objetivos, foram propostos quatro momentos. No primeiro momento, concebemos e desenvolvemos um ambiente virtual que possibilita a gestão e aplicação dos testes com segurança e rapidez. No segundo momento, criamos o Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), para tal, construímos um banco de itens, que foi analisado e calibrado por meio da Teoria da Resposta ao Item com as respostas de 630 crianças em idade pré-escolar. No terceiro momento, aplicamos o instrumento informatizado e em papel-e-lápis. Por fim, no quarto momento, analisamos as perceções das crianças e aplicadores que utilizaram as duas versões do instrumento. Esta investigação chega ao seu final apresentando à comunidade educativa um instrumento validado para avaliação de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento da leitura para crianças em idade pré-escolar. O THPL irá auxiliar na análise das referidas habilidades, de forma rápida, precisa e confiável. Desta forma, o profissional poderá monitorizar o progresso do seu aluno e definir as prioridades para a instrução e intervenção precoce no processo de aprendizagem da leitura.
There is no doubt about the importance of reading for the development, growth and relationship of human being. For this reason, reading is researched by several areas of knowledge, seeking answers to evaluate, stimulate, analyse, prevent and intervene on the process. In this context, it turns out that Information and Communication Technology becomes relevant in this investigation, through the emergence of numerous educational applications to help for learning how to read. However, there are any tools built with scientific proof of its validity, which can be safely used by educational professionals, especially in the Portuguese language. Considering the importance of digital technologies for education and the lack of instruments for computerized evaluation, this research aimed to design, develop and analyse a Computerized Adaptive Testing for the assessment of cognitive predictors in reading development. To achieve these goals, we proposed four steps. As the first step, we designed and developed a virtual environment that enabled to quickly and safely manage and apply these tests. Secondly, we created the Predictors of Reading Testing Skill (PRTS), for this, we built a database of items, which was analysed and calibrated by means of Item Response Theory with the participation of 630 pre-school aged children. In the third step, we applied the computerized and paper-and-pencil versions of the instrument. Finally, in the fourth step, we evaluated and analysed the perceptions of children and applicators who had used both versions of the instrument. This research comes to the end by presenting to the educational community a validated instrument for assessment of cognitive predictors of reading development for pre-school aged children. The PRTS will assist in the analysis of these skills, quickly, accurately and reliably. This way, the professional can monitor the progress of their students and set priorities for education and early intervention in the process of learning how to read.
Descrição: Tese de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10320
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046285_tm.pdf13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.