Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10321
Título: Adoção de uma plataforma de e-learning no ensino superior : o caso da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Autor: Campaniço, Bertolino José Raposo, 1975-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: E-learning
Ensino superior - Portugal
Universidade de Lisboa. Faculdade de Farmácia
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um papel central nas nossas vidas. A maioria dos processos que diariamente executamos passam por estes canais digitais. O espectro de aplicação destas tecnologias é infindável. No setor da educação, as TIC podem desempenhar um papel central na promoção de uma aprendizagem mais ativa e construtiva. Com o crescente aumento da interatividade, torna-se praticável a possibilidade de implementação de novos modelos de educação à distância (EaD), de modo a suprir as limitações que surgem no sistema educativo tradicional. Em resultado, novos modelos e mecanismos de formação emergem, aprendizagens formais e informais, o que consequentemente requer novas formas de suporte à aprendizagem. Neste domínio, as Plataformas de e-Learning assumem-se como ferramentas dinâmicas e integradoras de vários recursos tecnológicos e, por essa razão, configuram-se como um meio privilegiado para uma comunicação mais eficiente entre aluno e professor. A sua integração na prática letiva carece do cumprimento de um conjunto de requisitos, essenciais para o pleno êxito destes processos de inovação tecnológica. O Projeto aqui relatado consistiu na implementação de uma Plataforma de e-Learning numa Instituição de Ensino Superior (IES). A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa foi a instituição de acolhimento. O arranque deste Projeto efetuou-se no 2º semestre do ano letivo 2010-11, e terminou no final do 1º semestre do ano letivo 2012-13. A análise apresentada valoriza o desempenho e interações entre os elementos identificados, i.e. o Aluno, o Professor a Instituição e a Tecnologia são observados enquanto partes que compõem o todo e, nessa medida, o produto final de uma Plataforma de e-Learning depende do seu desempenho e reciprocidade. Procurou-se, assim, obter uma visão alargada dos processos de adoção de Plataformas LMS nas IES e, nesse sentido, determinar a influência que estes processos exercem nos vários contextos dos constituintes anteriormente reconhecidos.
Information and Communication Technologies (ICT) play a central role in our lives. Most of the processes that we execute in a daily basis, pass through these digital channels. The range of application of these technologies is endless. In the education sector, ICT can play a pivotal role in promoting a more active and constructive learning. With the increasing of interactivity, becomes feasible the possibility of implementing new models of distance education (DE) in order to overcome the limitations that arise in the traditional education system, especially at the higher education level. As a result, new models and training mechanisms arise, formal and informal learning as well, which consequently requires new forms of learning support. In this domain, the e-Learning Platforms are assumed as dynamic tools that can integrate several technology resources and, therefore, appear as a privileged resource for a more efficient communication between student and teacher. Their integration in teaching practices requires the fulfilment of a set of requirements that are essential for the full success of these processes of technological innovation. The project reported here consists in the implementation of an e-Learning platform in a Higher Education Institution (HEI). The Faculty of Pharmacy of the University of Lisbon was the host institution. This project started in the 2nd semester of 2010-11 academic year, and finished at the end of the 1st semester of 2012-13 academic year. The analysis presented emphasizes the performances and interaction between the elements identified , i.e. the Student, the Professor, the Institution and the Technology are observed as component parts of the whole and, therefore, the final product of an e-Learning Platform depends on their performance and reciprocity. This framework is designed to obtain a broad overview of the adoption processes of LMS Platforms in HEIs and, in that sense, to determine the influence that these events have on the various contexts of the elements previously recognized.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10321
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