Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10334
Título: A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da história
Autor: Duarte, Ana Sofia de Carvalho, 1979-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino da história - Portugal
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente projeto de Dissertação enquadra-se numa era de revolução digital, cujas ramificações e consequências ainda estão por aprofundar e sistematizar. Pretendeu-se, com este estudo, proceder ao levantamento das práticas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da História, para assim sistematizar informação relevante que permita apoiar o desenvolvimento de projetos e iniciativas direcionados para o suporte à integração das tecnologias por parte dos professores deste grupo disciplinar. Cruzaram-se duas fontes de dados distintas mas complementares: a revisão sistemática da literatura (que incidiu em estudos no âmbito da literatura nacional posteriores a 1999, centrados no ensino e aprendizagem da disciplina de História no 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário); com dados inquiridos online junto de 114 professores da disciplina. Procurou-se, desta forma, caracterizar a forma como as TIC têm sido utilizadas pelos professores de História, assim como identificar os recursos explorados, as dificuldades e necessidades sentidas por estes, e o que têm feito para as ultrapassar. A sistematização e análise dos resultados provenientes das distintas fontes de dados permitiram concluir que o ensino da História não se encontra totalmente desassociado das TIC. Ainda que poucos estudos tenham sido encontrados no panorama nacional, foi possível identificar “estudos de caso” desenvolvidos em contexto escolar, assim como investigações (embora pontuais) mais exaustivas e sistemáticas sobre a temática em análise. A ação dos professores traduziu-se essencialmente na integração de novas ferramentas online no apoio à aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina em sala de aula. Embora identificadas dificuldades inerentes a qualquer mudança, os estudos analisados e os dados recolhidos permitiram assinalar um impacto positivo, deixando em aberto a vantagem de se desenvolverem futuros projetos e iniciativas que unam os professores de História e restante comunidade escolar às TIC.
This dissertation inserts itself in an era of digital revolution whose broad ramifications and consequences are still to be fully understood. It is our aim, therefore, to undertake a study on the practices and uses of Information and Communication Technologies (ICT) when teaching History so that relevant information may be systematized in order to allow the future development of projects and initiatives which may lead to a further curricular integration of ICT by History teachers. Crossing two distinct but complementary sources, systematic reviews taken from national literature produced since 1999 focused on History teaching and learning experiences developed within preparatory and high school; data gathered from 114 History teachers who were inquired online. This way we tried to characterize the way ITC have been used by History teachers. We also tried to identify which resources and technologies were explored, the needs and difficulties felt by them and what they do to overcome these obstacles. The systematization and analysis of the data provided by the two sources, allow us to conclude that the teaching of History is not totally unassociated to ICT as shown by some case studies developed in scholar context has well as a few exhaustive research works on the subject. History teachers approach can be described has being essentially one of curricular integration of online tools to support the teaching of History. Although some difficulties, inherent to any change process, were diagnosed, the impact is recognizingly positive, leaving open path to new projects and initiatives which may unite History teachers, students and the scholar community around the use of ICT.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação à Distância), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10334
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046335_tm.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.