Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10336
Título: Ambiente virtual de aprendizagem matemática em contexto educativo
Autor: Carvalho, Liliana Teresa Neto, 1970-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Aprendizagem da matemática
Aprendizagem colaborativa
Ambientes virtuais de aprendizagem
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O estudo pretende compreender como é que um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como complemento ao ensino presencial, constitui um elemento relevante para a aprendizagem dos alunos em Matemática. Pretende-se, por isso, analisar como colaboram e interagem os alunos entre si, com a professora e com os conteúdos no AVA, descrever a perceção dos alunos sobre o impacto da utilização do AVA na aprendizagem da Matemática e compreender como é que a sua utilização, integrando um ambiente de geometria dinâmica e applets, contribui para a aprendizagem da Matemática. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade. Na presente investigação, opta-se por uma abordagem de estudo de caso, através de recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos numa perspetiva de métodos mistos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram os questionários, os registos automáticos do AVA, as entrevistas em grupo focado, a observação e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos. Aos dados obtidos a partir dos questionários e dos registos automáticos do AVA foi feito um tratamento estatístico. Os resultados evidenciam que o AVA, integrando um ambiente de geometria dinâmica e applets, motivou e contribuiu para a aprendizagem colaborativa da Matemática, quer através das interações entre os alunos, destes com a professora e com os conteúdos, quer através de propostas de trabalho colaborativo que incentivaram o debate, a partilha e a troca de ideias. Tal contribuiu para a construção do conhecimento geométrico e algébrico, do desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática. O envolvimento e desempenho dos alunos nas tarefas propostas no AVA refletiu-se na aprendizagem em sala de aula.
This study attempts to understand how a Virtual Learning Environment (VLE), as a complement to the classroom teaching, is a relevant element to the students learning of Mathematics. The aim is to analyse how the students collaborate and interact with each other, with the teacher and with the contents in the VLE. It is also intended to describe the students’ perception about the impact on the use of VLE in the learning of Mathematics and to understand how the use of this method, that integrates an environment of dynamic geometry and applets, contributes to the learning of Mathematics. Two classes of the 8th grade have participated in this study. In the present investigation, the option is given to an approach through a case study and through the collection and data analysis, qualitative and quantitatively, in a perspective of mixed methods. Questionnaires, automatic registration, focus group interviews, observation and written documents were the tools to collect data. An analysis of the content of interviews transcriptions and written documents was also used. A statistic treatment was made with the results obtained in the questionnaires and automatic registrations of VLE. The results show that the VLE that integrates a dynamic geometry environment and applets has motivated and contributed to the Mathematics collaborative learning either through the interactions among students, these ones with the teacher and with the contents or through the proposals of collaborative work that have encourage the debate, the sharing and the exchange of ideas. These situations have contributed to the construction of geometric and algebraic knowledge, to the development of the reasoning and to mathematics communication. The engagement and the performance of the students in the tasks proposed in the VLE had its impact in the learning in the classroom.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10336
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046329_tm.pdf6,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.