Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10339
Título: IBDP (International Baccalaureate Diploma Programme) e o impacto das atividades CAS (Creativity, Action, Service) no desenvolvimento pessoal e social dos alunos
Autor: Silva, Margarida Conceição Fermoselle, 1961-
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Criatividade (Educação)
Aprendizagem experiencial
Formação pessoal e social
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O desenvolvimento de conhecimentos, competências, atitudes e valores que proporcionem a formação integral da personalidade humana a partir de múltiplas perspectivas, numa base de aprendizagem que se pretende ao longo da vida, e a importância da função da escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento, fundamentam a presente investigação. O estudo centra-se na descrição e interpretação da relevância da componente de Creativity, Action, Service (CAS), enquanto aprendizagem experiencial, no contexto do International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP), como programa de ensino internacional com equivalência ao nível secundário no sistema de ensino português. O problema de estudo é a compreensão do impacto das actividades implementadas no CAS no desenvolvimento pessoal e social dos alunos, pelo processo de aprendizagem social, emocional e cívica que fomentam. A partir do problema de estudo definiram-se como objectivos principais: i) identificar o que entendem os diferentes participantes no CAS como característica de uma actividade de criatividade, acção e serviço, enquanto experiência de aprendizagem social, emocional e cívica; ii) descrever e analisar a natureza da contribuição das actividades CAS, integradas no currículo académico, para o desenvolvimento / transformação pessoal, social, emocional e cívica dos alunos; iii) identificar o papel dos diferentes actores e das diferentes instituições envolvidas em actividades CAS no desenvolvimento pessoal, social, emocional e cívico dos alunos. A opção metodológica segue uma abordagem de investigação qualitativa de estudo de caso, numa escola da área metropolitana de Lisboa, tendo utilizado a entrevista, a observação e a análise de documentos como métodos de recolha de dados, de que se fez uma análise de conteúdo fundamentada no paradigma sócio construtivista e interaccionista de desenvolvimento. Como participantes seleccionámos alunos de IBDP, professores e responsáveis na escola e na instituição visitada para recolha de dados por observação. Como principais conclusões, a análise realizada permite constatar que através de um processo de aprendizagem experiencial e das características e contextos particulares proporcionados pelas actividades CAS, os alunos de IBDP se familiarizam com diversos aspectos sociais, emocionais, cívicos e académicos, integrando e transformando perspectivas através das experiências, de uma forma activa, reflexiva e responsável, contribuindo para o seu desenvolvimento de competências cognitivas e afectivo comportamentais.
The development of knowledge, skills, attitudes and values that provide the integral formation of the human personality from multiple perspectives, on the basis of lifelong learning and the importance of the school role in the process of learning and development underlie the present investigation. The study focuses on the description and interpretation of Creativity, Action, Service (CAS) relevance, whereas experiential learning, in the context of the International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP), as an international education program equivalent to the secondary level in the Portuguese school system. The research problem aims to understand the impact of the activities implemented in CAS for the personal and social development of students through the process of social, emotional, and civic learning they foster. Taking into account the research problem we defined as main objectives: i) to identify what the different participants in CAS understand as a characteristic of a creativity, action and service activity while social, emotional and civic learning experience; ii) to describe and analyse the nature of the contribution of CAS activities, integrated in the academic curriculum, for the personal, social, emotional and civic development / transformation of students; iii) to identify the role of different actors and the various institutions involved in CAS activities in the personal, social, emotional and civic development of students. The methodological option follows the qualitative research approach of a case study in a school from the Lisbon metropolitan area, using the interview, observation and document analysis, as data collection methods, followed by a content analysis based on the socio constructivist and interactionist paradigm of development. As participants we selected IBDP students, teachers and coordinators in the school and visited institution for the observation process. As main conclusions, the analysis allows to note that through a process of experiential learning and the characteristics and particular contexts provided by CAS activities, IBDP students familiarize themselves with various social, emotional, civic and academic aspects, integrating and transforming perspectives through the experiences in an active reflective and responsible way, contributing for their development of cognitive and affective behavioural skills.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10339
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046327_tm.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.