Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10346
Título: O papel do gestor escolar
Autor: Godinho, José Fortunato, 1969-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Hipólito, José
Palavras-chave: Directores de estabelecimentos de ensino
Lógicas de acção - trabalho
Trabalhos de projeto de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O trabalho que ora se apresenta insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional, tendo por tema o “O Papel do Diretor Escolar” e por objeto de estudo o trabalho/ação da Diretora Escolar de uma escola dos arredores de Lisboa. O nosso trabalho aborda a forma como a Diretora escolar desenvolve a sua ação durante um dia de trabalho. Pretendemos conhecer de perto as suas práticas, estabelecendo uma ligação com a legislação e fazer uma análise aos papéis, funções e à sua tomada de decisão. No nosso enquadramento teórico sobre a problemática em análise, fazemos uma reflexão sobre as funções do Diretor numa organização escolar, a importância do seu trabalho e também a sua contextualização. Na realização do nosso trabalho, utilizámos a investigação qualitativa ou naturalista – estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: observação não participante de um dia de trabalho de uma Diretora Escolar, uma entrevista semiestruturada à mesma e a análise documental. Utilizámos a análise de conteúdo como técnica para tratamento dos dados recolhidos. Com este trabalho verificámos que a Diretora escolar adota uma conceção predominantemente burocrática nas suas ações. Aferimos a dificuldade da Diretora no relacionamento com os seus novos parceiros, nomeadamente membros do orgão de gestão devido ao novo mega agrupamento. Constámos ainda, o empenho constante da Diretora na resolução dos problemas coordenando as atividades, sugerindo ideias e a preocupação de envolver os pares e toda a comunidade educativa nas diferentes ações tendo em vista o sucesso dos alunos.
The work presented here is within the scope of the Master's Degree in Education - Specialization in Educational Administration, and by the theme "The Role of School Director" and object of study work / action of the Director of a School from a school on the outskirts of Lisbon. Our work addresses how the school Director develops its action during a work day. We intend to have a close their practices, connecting with the law and to analyze the roles, functions and its decision making. In our theoretical framework on the issue under review, we reflect on the functions of the Director in the school organization, the importance of their work and also their context. In carrying out our work, we used qualitative or naturalistic research - case study. The instruments of data collection were used: non-participant observation of a day's work for a School Director, a semistructured interview and the same document analysis. We used content analysis as a technique for processing the collected data. With this study we verified that the School Director adopts a school’s design predominantly bureaucratic in their actions. We measure in the Director’s difficulty in the relationship with their new partners, including members of the governing body, due to the new mega cluster. We also noticed that the constant commitment of the Director in the problems’ resolution of coordinating activities, suggesting ideas and concerns involved her pairs and all educational community in different actions in view of the students’ success.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10346
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046323_tm.pdf331,1 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.