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Título: Apoio social percebido e coparentalidade, em contexto de bairro social : um estudo exploratório
Autor: Silva, Cátia Sofia Correia Jerónimo da
Orientador: Pedro, Marta Maria Figueiredo, 1982-
Palavras-chave: Coparentalidade
Apoio social
Bairros sociais
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo pretende expandir o campo de investigação sobre a relação de coparentalidade e abrir portas ao estudo do impacto do apoio social nesta relação, no contexto de bairro social. Este estudo investigou a associação entre apoio social percebido (aconselhamento e aliança fiável) e a relação de coparentalidade (cooperação e conflito) entre 100 figuras parentais, residentes em bairros sociais abrangidos pelo programa PER, da área metropolitana de Lisboa. Foi ainda examinado o papel moderador do par coparental, do sexo da criança/adolescente e do estatuto de emprego. Foram utilizados instrumentos de autorrelato para aceder às percepções das figuras coparentais sobre coparentalidade e apoio social percebido. Os resultados demonstraram que o aconselhamento se associava positivamente com a cooperação coparental e negativamente com o conflito coparental. O estatuto de emprego teve um papel moderador da relação entre apoio social percebido e coparentalidade: pais que não trabalham e percecionam maior provisão de aconselhamento, evidenciam mais cooperação coparental e menos conflito coparental. O sexo da criança/adolescente e a configuração par parental não revelaram efeitos de moderação. Os resultados deste estudo serão discutidos relativamente às suas implicações para a intervenção no âmbito da coparentalidade, num contexto comunitário. Direções para investigações futuras serão também discutidas.
The present study aims to expand the field of research on coparenting relationship and open doors to study the impact of social support on this relationship in the context of social neighborhood. This study investigated the association between perceived social support (guidance and reliable alliance) and coparenting (coparental cooperation and conflict) between 100 coparental figures living in a social neighborhood, in the Lisbon metropolitan area, under the PER program. Further it was examined the moderating role of coparental pair, the sex of the child/youth and employment status. We used self-report instruments to access the perceptions of coparental figures about coparenting and perceived social support. The results showed that guidance was positively associated with coparental cooperation and negatively with coparental conflict. The employment status had a role in moderating the relationship between perceived social support and coparenting: parents who do not work and perceive greater provision of guidance, show more coparental cooperation and less coparental conflict. Moderators sex of the child/youth and parental and pair configuration revealed no moderating effects. The results of this study will be discussed in relation to their implications for intervention for coparenting within a community context. Directions for future research are also discussed.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10409
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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