Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10445
Título: Apoio tutorial no ensino secundário : estudo exploratório da perspectiva dos alunos
Autor: Rato, Vera Sofia Tavares Velez
Orientador: Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Palavras-chave: Tutoria
Tutores
Ensino secundário - Portugal
Psicologia do adolescente
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo consiste numa investigação exploratória, de natureza qualitativa, na qual se pretende identificar através da percepção dos alunos: a) factores que influenciam a adesão e permanência dos alunos no Apoio Tutorial, b) factores que influenciam o sucesso do Apoio Tutorial e c) o impacto do Apoio Tutorial na mudança das atitudes dos alunos. O estudo incidiu sobre um Projecto de Apoio Tutorial específico, desenvolvido numa escola secundária e nele participaram 6 alunos do género masculino e 4 alunos do género feminino, propostos para Apoio Tutorial durante o ano lectivo de 2012/2013. Todos os participantes eram estudantes do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas aos alunos, em três momentos distintos do Apoio Tutorial (fase inicial, intermédia e final), posteriormente analisados, tendo em consideração os dados da análise documental do Projecto. Os resultados obtidos revelam que os alunos percepcionam que o Apoio Tutorial teve um impacto positivo nos resultados escolares, organização e métodos de estudo. Relativamente à adesão, permanência e sucesso do Apoio Tutorial, os alunos identificaram factores que podem ser agrupados em três categorias: organização e práticas do Apoio Tutorial (ex. horário, congruência) os próprios alunos (ex. motivação escolar, crenças de autoeficácia, lócus de controlo, estilos de atribuição de causalidade) e a relação tutoraluno (ex. interesse, disponibilidade, confiança, empatia). Os resultados permitiram identificar alguns dos factores influentes no processo de Apoio Tutorial e, consequentemente, delinear algumas considerações e guias de acção que se crêem poderem contribuir para a eficácia e sucesso deste tipo de programas.
This study is an exploratory, qualitative research, aiming to identify through student perception: a) factors influencing student engagement in Tutoring, b) factors that influence Tutoring process success and c) the impact of Tutoring on changing students attitudes. The study focused on a specific Tutoring Project, developed in secondary level school. In this study participated six male and four female students, proposed for Tutoring during the academic year 2012/2013. All students, ages 15 to 18, are in the secondary level. Data was collected through semi-structured student interviews at three distinct moments of the Tutoring process (initial, intermediate and final) and then analyzed taking into account data from Tutoring Project documentation. Results show that students perceived Tutoring had a positive impact on their school results, organization and study methods. Regarding engagement and the Tutoring process success, students identified factors, which can be arranged into three categories: organization and practices of the Tutoring Project (e.g. schedule and congruence), the students themselves (e.g. academic motivation, self-efficacy beliefs, locus of control, styles of causal attribution), and tutor-student relationship (e.g. interest, availability, trust, empathy). The results showed some of the influencing factors in Tutoring and outline some considerations and guidelines for action that are believed to contribute to the effectiveness and success of Tutoring.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10445
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046358_tm.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.