Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10466
Título: Orientações motivacionais para a aprendizagem em estudantes de música
Autor: Anastácio, Sara Rebeca de Oliveira
Orientador: Duarte, António Manuel, 1961-
Palavras-chave: Motivação para a aprendizagem
Ensino da música
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este trabalho tem por base a Teoria das Abordagens à Aprendizagem, focando-se na sua componente motivacional. Com base em entrevistas individuais a uma amostra de alunos do ensino superior da vertente de execução de um curso de música, foi possível mapear as diferentes orientações motivacionais dos mesmos. Os resultados foram obtidos através da análise de conteúdo das suas respostas. Estes resultados revelaram que as orientações motivacionais presentes nos estudantes de música são, em parte, comparáveis às orientações conhecidas para a aprendizagem em geral, revelando que a aprendizagem da música pode ser motivada por razões instrumentais ligadas a pressões externas, por motivos de realização pessoal ou por uma motivação intrínseca, orientada pelo interesse genuíno nela. Para além destes tipos de motivação, emergiu ainda uma orientação motivacional que revela o envolvimento na aprendizagem da música como motivada pelas oportunidades de interação social naquela implicadas.
This study is based on the Theory of Approaches to Learning, focusing on its motivational component. Based on interviews with a sample of students of higher education strand of instrument execution of a music course, it was possible to map their different motivational orientations. The results were obtained through the content analysis of their responses. These results revealed that the motivational orientations present in the music students are partly comparable to known guidelines for learning in general, revealing that learning music can be motivated by instrumental reasons related to external pressures, for reasons of personal fulfillment or by intrinsic motivation, driven by genuine interest in this area. In addition to these types of motivation, there also emerged a motivational orientation which reveals the involvement in learning music as driven by opportunities for social interaction.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10466
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046379_tm.pdf621,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.