Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10469
Título: Estratégias de adaptabilidade na intervenção vocacional com jovens de 9º ano de escolaridade
Autor: Coelho, Ana Maria Ribas Gomes
Orientador: Janeiro, Isabel Nunes, 1960-
Palavras-chave: Adaptabilidade
Desenvolvimento da carreira
Desenvolvimento vocacional
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Tomando como ponto de partida o conceito de Adaptabilidade (Savickas, 2012) e o modelo sobre as bases da maturidade na carreira (Super,1990), foi construído um programa de intervenção vocacional dirigido a jovens de 9º ano de escolaridade. Este relatório de investigação apresenta o estudo da influência desse programa na Adaptabilidade na carreira dos alunos de 9º ano. Participaram no estudo 169 alunos de duas escolas públicas: 82 alunos integraram o grupo experimental que seguiu o programa (11 sessões) e 87 alunos integraram o grupo controlo que teve apenas uma sessão de informação vocacional. O estudo permitiu concluir que a Adaptabilidade na carreira melhorou com a intervenção em formato programa, verificando-se ainda alterações significativas nas dimensões psicológicas de Confiança e Orientação para o Futuro (melhorou) e Orientação para o Passado (diminuiu). O estudo não confirmou a melhoria na dimensão Atribucional Interna de Sucesso. Discute-se ainda as implicações do estudo para a intervenção vocacional em contexto escolar.
Having as a starting point the concept of Adaptability (Savickas, 2012) and the model on the basis of career maturity (Super,1990), it was built a vocational course directed to young people of the 9th grade of schooling. The present research reports the study of the influence of this programme on Adaptability in career of students from 9th grade. Participated in the study 169 students from two public schools. The study allowed the conclusion that the career Adaptability has improved with the intervention and there were also significant changes in psychological dimensions of Confidence and Future Orientation (improved) and Past Orientation (decreased). The study did not confirm any improvement of the Internal Atribucional dimension of Success. Implications of the study for school interventions are further discussed.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10469
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046381_tm.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.