Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10482
Título: Percursos de formandos de um curso de educação e formação de adultos : expectativas e resultados da certificação
Autor: Tolentino, Silvana Leonor, 1961-
Orientador: Guimarães, Paula, 1967-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Educação de adultos - Portugal
Inovação educativa
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente dissertação insere-se no domínio das Ciências da Educação, no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, mais propriamente, no campo da Educação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados. Na qualidade de docente de Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA), este trabalho vai de encontro a uma “curiosidade” individual e está centrado numa turma que acompanhei como formadora e mediadora de 2009/2011. Este estudo incide em dois objetivos principais: perceber quais as motivações que levaram os adultos a frequentar este tipo de Educação/Formação, e, simultaneamente analisar os resultados alcançados após a certificação, face ao atual contexto socioeconómico. Pretendo também esclarecer alguns conceitos neste universo educacional, conceitos muitas vezes utilizados como sinónimos, outras vezes, utilizados com diferentes significados induzindo a diferentes interpretações. Outro objetivo é aprofundar conhecimentos na área da Educação de Adultos, procurando clarificar o funcionamento destes cursos, a sua operacionalização e metodologias implementadas, de modo a adequar práticas formativas a serem desenvolvidas pelo Educador/Formador. Num contexto em que se pretende que os Cursos EFA melhorem as condições de empregabilidade e inclusão dos adultos pouco escolarizados, a análise dos dados recolhidos na investigação infere que os adultos certificados reconhecem que tiveram uma maior valorização pessoal, em detrimento de mudanças económico/sociais ocorridas após a respetiva formação.
This present dissertation is inserted in the field of educational sciences, focused on education and training courses for young people and adults with low literacy. It attempts to respond an individual curiosity and is centered in the specific case of a classroom in which I worked as teacher and mediator, in 2009/2011. The present study has thus two main purposes: understanding the motivations of these adults to enroll in this kind of education/training, and simultaneously, analyzing the results achieved after certification, in the current social and economic context. For this purpose, I try to clarify several concepts in this specific educational domain. These concepts are, several times, used as synonyms, and others, used with different meanings, which leads to different interpretations. It aims mainly to broaden knowledge in the area of adult’s education, making clear how those training courses function and operate, and which are their methodologies, in order to adjust training practices to be developed by the trainer. In a context, where it is intended that EFA’s courses improve the conditions of employment for adults with low literacy, the data analyzed in this investigation, infers that adults certified obtained greater self-esteem, but that social and economic changes occurring in results of this training didn’t occur.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10482
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