Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10559
Título: As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número:um estudo no 1.º ciclo
Autor: Delgado, Catarina Coutinho, 1969-
Orientador: Brocardo, Joana, 1956-
Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Didáctica da matemática
Práticas dos professores
Desenvolvimento curricular
Trabalho colaborativo
Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo decorre no âmbito de um projeto colaborativo de desenvolvimento curricular que envolve dois professores do 1.º ciclo e a investigadora. Tem como objetivo geral analisar as práticas de dois professores na seleção/construção, preparação e exploração de tarefas orientadas para o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Mais concretamente, visa identificar e compreender os aspetos que os professores valorizam, os desafios que se lhes colocam e as suas preocupações com aspetos do sentido de número que sobressaem quando se envolvem neste tipo de trabalho. O enquadramento teórico inclui três capítulos. Os dois primeiros – Sentido de número e Práticas do professor – discutem conceitos e significados importantes para a revisão da literatura sobre o trabalho do professor em torno de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos, e que constitui o terceiro capítulo teórico. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa, optando-se pela realização de estudos de caso dos dois professores do 1.º ciclo que participam no projeto colaborativo, cujo objetivo é aprofundar modos de promover o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Com a participação no projeto, o desenvolvimento do raciocínio matemático e, em particular, o cálculo mental passam a constituir as principais preocupações destes professores quando selecionam/constroem tarefas para os seus alunos. Na preparação das tarefas destaca-se o valor que passam a atribuir à definição/compreensão clara dos seus objetivos e à antecipação de estratégias de resolução das mesmas. Também o que os professores valorizam nos vários momentos de exploração das tarefas vai evoluindo. Na sua apresentação, passam a fornecer menos informação aos alunos, constituindo o principal desafio decidir o conteúdo ‘adequado’ dessa informação. Durante a realização das tarefas salienta-se a sua crescente preocupação com o conhecimento/compreensão das estratégias dos alunos, constituindo o principal desafio compreender os seus raciocínios. Na discussão das tarefas, destaca-se o valor atribuído à seleção de estratégias e à sua ordenação, constituindo, simultaneamente, desafios importantes para estes professores.
This study is part of a collaborative project of curriculum development involving two primary teachers and the researcher. Its main goal is to describe and analyze practices undertaken by the two teachers concerning the selection/design, preparation and exploration of tasks oriented to the development of students’ number sense. Specifically, it aims to identify and understand the aspects valued by the teachers, the challenges they face, and their concerns in relation to several aspects of number sense as they engage themselves in this kind of work. The theoretical framework includes three chapters. The first two chapters – Number sense and Teachers’ practices – discuss concepts and meanings that are important to the literature review about the teacher’s work on tasks aiming to develop students’ number sense, which constitutes the last chapter. This study is based on the interpretative paradigm and follows a qualitative approach, with the development of case studies of two primary teachers, who participated in a collaborative project that aims to deepen the ways of promoting students’ number sense development. With the engagement in this project, the development of mathematical reasoning and more specifically mental computation have become teachers’ major concerns when they select/design the tasks for their students. The importance that the teachers assign to a clear definition/comprehension of the task’s goals, as well as to advancing solving strategies, is highlighted during the preparation phase. Furthermore, there are some changes in what they value in the different moments of the tasks’ exploration. In its presentation, the teachers gradually deliver less information to students, since deciding about the appropriate content of that information becomes their main challenge. During the development of the tasks by the students it is evident the teachers’ increasing concern with the knowledge/understanding of the students’ strategies, as understanding their reasoning becomes the teachers´ main challenge. The value attributed to the selection of the strategies and its sequencing stands out in the discussion of the tasks, which are also important challenges for these teachers.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/10559
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