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Título: Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
Autor: Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
Orientador: Fernandes, Rui Gentil de Portugal e Vasconcelos, 1963-
Palavras-chave: Saúde escolar
Ensino
Educação em saúde
Ensino básico
Análise estatística
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2009
Resumo: A Educação para a Saúde não está, a nível nacional, enquadrada numa política geral de formação de professores, não obstante o que é preconizado a nível dos Ministérios da Educação e Saúde e das evidências da efectividade da promoção da saúde a nível internacional, no decorrer dos últimos 20 anos. A finalidade do presente estudo, de caris qualitativo exploratório, foi a de determinar que conteúdos curriculares em Educação para a Saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi empregue a metodologia Delphi em que, através da realização consecutiva de dois questionários on-line, se obteve concordância satisfatória dos membros de um painel de peritos relativamente aos referidos conteúdos. Analisados os resultados obtidos, à luz da revisão da literatura, conclui-se que a tendência evolutiva em termos de conteúdos verificada a nível internacional (de uma perspectiva física/biológica, para uma perspectiva de conteúdos relacionados com relações humanas, tomada de decisões e perspectivas/valores sociais) se reflecte na opinião dos peritos consultados.
In a national terms there is no policy framework for Health Education in teacher training, in spite of the objectives of the Ministries of Health and Education and the effectiveness of twenty years of health promotion, in international terms. The aim of this qualitative and exploratory investigation is to determinate what curricular contents should integrate a process of teacher training for the elementary school. The Delphi method was used which, in the applications of two consecutive on-line questionnaires, a satisfactory consensus between the experts members of a panel, was obtained in relation to the questions asked. After the analyses of the results obtained in view of the literature available, we came to the conclusion that the international evaluative tendency of curricular contents (from a physical and biological framework to health and human relationship, reasoned decision making and social health framework) reflects the opinion of experts consulted.
Descrição: Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000550817
http://hdl.handle.net/10451/1058
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