Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10601
Título: Avaliação da formação continuada de professores:programa sala de educador (Mato Grosso-Brasil)
Autor: Costa, Irene de Souza, 1972-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O objeto desta avaliação foi o Programa de Formação Continuada Sala de Educador tendo participado no estudo três escolas estaduais, um Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) e a Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação (SUFP). A avaliação foi orientada pela seguinte questão genérica: Após dez anos de implementação, o que está indo bem e o que precisa melhorar no Programa de Formação Contínua Sala de Educador? A metodologia utilizada enquadrou-se na estratégia do estudo de caso qualitativo, visando as suas finalidades, mas, eventualmente, numa ou noutra das suas características, poderá não corresponder integral e exatamente ao que se recomenda na literatura. Duas preocupações se apresentaram como essenciais no desenvolvimento deste estudo de avaliação: garantir a qualidade da informação recolhida e produzida, e, num segundo momento, criar condições para que a avaliação, no seu conjunto, fosse viável, adequada, rigorosa e útil. No processo de recolha de dados foram utilizados a análise documental, a entrevista e a observação participante. Tendo em conta a questão genérica acima formulada e o objeto global do estudo, foram ainda definidos os seguintes objetos mais específicos desta avaliação: a) política de formação; b) preparação e desenvolvimento da formação; c) relações com a prática docente; e d) percepções sobre o programa. Orientada por vários estudiosos, tem-se como referência conceitual que um dos desafios postos às políticas públicas é conceber a avaliação como parte integrante de seu processo de desenvolvimento. Assim, quando se fala em avaliar a formação contínua dos professores, a questão crucial é desvendar o que é preciso fazer para criar e desenvolver avaliações que sejam realmente utilizadas para melhorar a prática e tomar decisões relevantes acerca do desenvolvimento profissional. Neste sentido, ao avaliar a política de formação Sala de Educador, constatou-se que ela busca deslocar a formação da responsabilidade individual para uma responsabilidade pública. Procurou enfatizar o papel da escola como lócus de formação, numa concepção de formação ao longo da vida. A criação e implementação dos Cefapros foi uma iniciativa positiva no sentido de fortalecer a política de formação. Verificou-se igualmente que a Secretaria de Educação (Seduc), o Cefapro e as escolas participantes desenvolveram esforços convergentes para que a política de formação contínua pudesse atingir as suas metas e finalidades, apesar das resistências encontradas nos diferentes níveis de ação. Esses esforços tiveram como um dos seus objetivos primordiais clarificar junto dos diversos stakeholders a natureza, o conteúdo e as estratégias de formação. Ainda assim um número de participantes considerou que a participação na formação estava fortemente influenciada pelo seu caráter obrigatório. Os resultados do estudo permitiram formular um conjunto de recomendações tais como: a) é importante definir estratégias que permitam relacionar a formação com as práticas docentes; b) é necessário fortalecer a política de formação dos formadores e dos formadores dos formadores; e c) a avaliação deve ser concebida como uma oportunidade de tomada de decisões, pois somente dessa maneira ela se transformará num ato de aprofundamento do sentido da formação. Palavras-chave: Políticas Públicas de Formação, Avaliação Educacional, Programas e Projetos, Formação Continuada, Avaliação da Formação Continuada.
The object of this evaluation was the Programa de Formação Continuada Sala de Educador (Brazilian ongoing training program for educators). Three state schools, a Training and Updating Center for Professionals in Education/Cefapro and the Superintendency for the Training and Updating of Professionals in Education/SUFP were subjects of the study. The general issue that prompted this evaluation was: 10 years after the Programa de Formação Continuada Sala de Educador was implemented, what are the positive points and what needs to be improved. The methodology used was framed within a qualitative case study keeping in mind its purposes even when one or other characteristic may not correspond fully or exactly to what is recommended by literature. Two points of concern were considered essential in the development of this evaluation study: to ensure the quality of collected and produced information and, then, to create the conditions for the evaluation, as a whole, to be feasible, adequate, rigorous and useful. Document analysis, interview and participant observation were the elements used in the process of data collection. Having in mind the general issue mentioned above and the global object of the study, the following more specific objects of this evaluation were set: a) the training policy; b) training preparation and development; c) connections with the teaching practice; and d) perceptions of the program. Guided by several scholars, the concept reference shows that one of the challenges faced by public policies is to consider evaluation as a component of its development process. Therefore, when talking about evaluating teachers’ continuing education, the key issue is to throw light on what must be done in order to create and develop an evaluation that can be really used to improve practice and to reach relevant decisions in the field of professional development. In this sense, as the Sala do Educador training policy was evaluated, it was verified that this policy seeks to shift the formation of individual responsibility into a public responsibility. It also tries to emphasize the role of the school as a training locus, within the concept of a life-long education. The creation and implementation of the Cefapros proved to be a positive initiative to strengthen the training policy. It was also observed that the Secretary of Education/Seduc, Cefapro and schools have strived together in developing convergent efforts for the policy to achieve its goals and purposes, despite some resistance met. One of the main objectives of these efforts was to clarify, together with its stakeholders, the nature, content and strategies of education. Even so, a few participants considered that their participation in the education process was highly influenced by its compulsory character. The results of the study led to a set of recommendations such as: a) it is important to set strategies that enable the links between training and teaching practice; b) it is necessary to strengthen the training of those who provide training and of those who train the latter; and c) the evaluation must be seen as an opportunity for decision making, as this is the only way in which it will become an act of deepening the sense of training.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/10601
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