Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10624
Título: O contributo da análise de situações-problema na aprendizagem da temática "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento" : um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade
Autor: Batista, Pedro Filipe de Sousa
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Kullberg, Maria Carla Ribeiro, 1957-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Ordenamento do território
Zonas costeiras
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Neste relatório é apresentado um estudo referente à prática de ensino supervisionada, o qual teve como objetivo analisar o contributo da análise de situações-problema na aprendizagem da temática “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento” inserida no programa da disciplina de Biologia e Geologia, por alunos do 11.º ano de escolaridade. Esta investigação foi orientada através de questões que levassem a compreender quais as principais competências desenvolvidas pelos alunos, identificar as suas dificuldades, analisar a sua apreciação relativamente à aprendizagem efetuada e ainda tentar perceber que vantagens e desvantagens os alunos atribuem ao trabalho realizado. Este estudo teve como participantes uma turma de 21 alunos de uma escola secundária de Lisboa, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. A informação foi recolhida com base em notas de campo, observações estruturadas, questionários realizados aos alunos e ainda a análise de documentos escritos produzidos por eles. O presente estudo revela que os alunos conseguiram desenvolver competências relativas a diversos domínios – concetual, procedimental e atitudinal, tal como pretendido. De entre as competências mais relevantes, destacam-se as capacidades de apresentar ideias e argumentar, divulgando o resultado do seu trabalho; desenvolver atitudes de curiosidade face a fenómenos e situações que são abordados pela ciência; formular questões pertinentes acerca das problemáticas analisadas; promover a cooperação entre os colegas; observar a paisagem de forma integrada, estabelecendo e compreendendo as fortes relações entre os processos biológicos e geológicos. No geral, os alunos apreciaram bastante a totalidade das atividades desenvolvidas no âmbito deste estudo, em especial a realização da saída de campo à praia da Bafureira.
This report presents a study in the field of supervised teaching practice. Its aim was to investigate the role of problem-solving in the learning of the topic “Anthropic Occupation and Planning Issues” by 11th grade students. The topic is part of the official curriculum of Biology and Geology. The research was based on a number of questions that would allow to identify and to understand both the main competences developed by students and their difficulties, their reaction as regards their own learning, and the positive and negative aspects students associate with the work done. A class of twenty one students of a Lisbon secondary school participated in this study. The participants’ ages ranged from sixteen to eighteen years old. The information collected was based on field notes, structured observation, questionnaires written by students and analysis of documents written by them as well. This study reveals that students were able to develop skills related to concepts, procedures and attitudes, as intended. Among the most relevant competences, the following ones stand out: presenting ideas and arguing when divulging the results of their work; developing attitudes of curiosity regarding phenomena and situations addressed by science; raising significant questions about the problems discussed; promoting peer cooperation; observing the landscape in an integrated way, establishing and understanding the strong connections between biological and geological processes. Overall, students appreciated all the activities carried out within the scope of this study very much, particularly the field outing to Bafureira beach.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10624
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