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Título: Tecnologias ubíquas nas aulas de ciências naturais : da surpresa à valorização e utilização plena : um estudo longitudinal
Autor: Delgado, Vanda Helena Lopes
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: As tecnologias ubíquas, nomeadamente os telemóveis e os computadores portáteis, são atualmente uma realidade no quotidiano dos jovens, que se apropriam delas rapidamente, usando-as no seu quotidiano em vários contextos e com diferentes finalidades. De acordo com especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as características específicas destas tecnologias conferem-lhes potencialidades pedagógicas que é necessário aprofundar, averiguando, por exemplo, as suas implicações nas práticas de ensino e na aprendizagem. Face aos resultados das investigações, à atualidade do tema, às dificuldades que se estão a sentir quanto ao interesse e motivação dos jovens em relação à Ciência e à escassez de estudos a nível nacional neste domínio, formulou-se como problema de estudo: “Que aprendizagens em Ciências Naturais é possível promover com recurso às TU num quadro de metodologias centradas no aluno?” Atendendo ao problema, metodologicamente, o estudo situou-se no paradigma interpretativo, tendo-se optado pelo estudo de caso. Foi realizado numa escola pública com 2º e 3º ciclos localizada no Algarve, envolveu alunos de três turmas do 3º CEB que iniciaram o 7º ano de escolaridade no ano letivo 2010/2011 e foi desenvolvido ao longo de três anos letivos consecutivos. Os dados foram obtidos através de questionários, registos de campo, trabalhos de grupo, entrevistas e registos fotográficos. A análise dos resultados permitiu concluir que: (i) ocorreu uma gradual utilização das TU, pelos alunos, em particular do telemóvel e do computador portátil, como recursos no processo de ensino-aprendizagem formal; (ii) os alunos passaram a considerar a utilização dos telemóveis nas aulas de Ciências Naturais útil e benéfica; (iii) as atividades e desafios com TU propostos foram do agrado dos alunos. Concluiu-se ainda que a integração curricular de telemóveis e computadores portáteis em Ciências Naturais num contexto de metodologias centradas no aluno afigura-se como uma estratégia que aumenta o interesse dos alunos pelas ciências e que ajuda no desenvolvimento de competências associadas à literacia científica.
Ubiquitous technologies (UT), such as mobile phones and laptops, are now a reality in everyday life of young people who had taken the technologies quickly, using them in their daily lives in various contexts and for different purposes. In agreement with experts in Information and Communication Technologies (ICT), the specific features of these technologies enable them with pedagogical possibilities that are important to deepen and develop as well as to assess their implications in teaching and learning practices. Given the results of research, the topic’s up to date, the lack of interest and motivation of young people about Science and the lack of studies in this field at a national level, the following problem was stated: Which Science learning is it possible to promote with ubiquitous technologies in a student-centered context? According to the problem, an interpretive case study was implemented. It was developed in a public Portuguese middle school located in the south of the country. Participants were students of three classes who started the 7th grade in 2010/11. The study was developed over three years. Data collecting procedures were questionnaires, field notes, analyses of group work; interviews and photos. The results showed: (i) a gradual use of ubiquitous technologies by students, particularly cell phones and laptops, as resources in the formal learning process, (ii) the students began to consider as useful and advantageous the use of mobile phones in Science classes; (iii) students enjoyed the activities and challenges with ubiquitous technologies that were developed. It was also concluded that the curriculum integration of mobile phones and laptops in science in a student-centered context seems to be a strategy that increases students’ interests in science and helps them to develop skills associated with scientific literacy and digital literacy.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/10662
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