Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10777
Título: Queda de um canto de pássaro:matéria, forma e lugar da natureza na cerâmica contemporânea
Autor: Fortuna, Pedro Matos, 1962-
Orientador: Vidal, Jorge, 1942-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2013
Cerâmica
Arte contemporânea
Natureza
Lugares
Forma
Matéria
Data de Defesa: 2013
Resumo: Analisando a importância que a referência à Natureza representa na Pintura Cerâmica Contemporânea recorreremos às noções de Lugar, Matéria e Forma para sinalizar o percurso de sensibilidade e metodológico que usamos no desenvolvimento da nossa própria produção plástica enquanto nos socorremos das obras de outros ceramistas para justificar uma dinâmica fundamentalmente holística. A percepção fenomenológica do meio-ambiente e a sua aprendizagem dão lugar a dúvidas e críticas; a interiorização da experiência da matéria realça a importância da envolvência física e explora a afinidade dos materiais situados na banda entre a terra cozida e o vidro; a forma cerâmica é observada a partir da sua plasticidade física, conformando-se num vestígio acumulado ou em construção premeditada, onde tem lugar a verosimilhança e o afecto mas também a ruptura e a destruição como avaliação da percepção do material, ou como juízo e manifesto social. Uma explanação das condições narrativas ou conceptuais prévias agrega cada um dos quatro grupos em que dividimos o portefólio das peças que desenvolvem o tema.
Understanding the importance that Nature as a reference, represents to Contemporary Ceramics we appeal to the concepts of Place, Matter and Form to highlight the sensitivity path and methodology we used in developing our own artistic production as well as we call the works of other ceramists to justify a fundamentally holistic dynamic. The phenomenological perception of the environment and its learning gives rise to doubts and criticism. The inward of matter experience highlights the importance of physical commitment and explores the affinity of the materials located in the terra cotta - glass band. The ceramic form is observed from its physical plasticity, shaping up a trace aggregate or premeditated construction, where takes place the likelihood and affection but also the disruption and destruction evaluating the perception of the material, or as judgment and social manifesto. An explanation of prior narrative and conceptual conditions adds each of the four groups in which the artistic portfolio is divided, developing the subject-matter.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Pintura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/10777
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