Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10797
Título: A coleção de escultura da Faculdade de Belas Artes : a formação do gosto e o ensino do desenho
Outros títulos: Ensino artístico
Autor: Bernardo, José Viriato, 1970-
Orientador: Arruda, Luísa, 1949-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Holanda, Francisco de, 1517-1584
Costa, Félix da, 1639-1712
Castro, Machado de, 1731-1822
Machado, Cirilo Volkmar, 1748-1823
Rodrigues, Francisco de Assis, 1801-1877
Escultura
Desenho
Academias
Classicismo
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presente tese constitui um estudo sobre as obras de referência da estatuária da Antiguidade Clássica: Apolo do Belvedere, Antinoo Capitolino, Apolino, Grupo do Laocoonte, Hercules Farnese, Torso do Belvedere, Vénus de Medici, entre outras, obras que reúnem as qualidades de beleza, proporção e harmonia. Assim foram eleitas como modelos para estudo nas Escolas e Academias de Arte. A reprodução em gesso e em gravura permitiu a divulgação dos modelos na Europa, como os tratados de arte e manuais de pintura e desenho. Tratava-se não só de criar nos discípulos uma referência mental sobre o corpo humano mas também de apreender todas as qualidades desta estatuária através da progressiva aprendizagem do desenho. Em Portugal, Francisco de Holanda foi pioneiro no estudo e tentativa de divulgação das estátuas clássicas pelo seu registo directo em desenho das estátuas do Jardim do Belvedere, em Roma. Também foi pioneiro na compreensão do valor do antigo em todas as dimensões estéticas, através dos seus tratados de arte. Com menor destaque, continuam esta obra Felix da Costa, no século XVII, Joaquim Machado de Castro e Cyrillo Volkmar Machado, no século XVIII. Ainda sob a influência do neoclassicismo, em 1836, é fundada a Academia de Belas Artes de Lisboa. Francisco de Assis Rodrigues, em vários textos e sobretudo no precioso Dicionário deixam-nos marcas importantes na tradição da valorização do antigo e Joaquim Rafael no manual os Elementos do Desenho. As cópias em gesso da Estatuária Clássica constituem a maior parte da Coleção de Escultura da Faculdade de Belas Artes, um valioso espólio que nasceu da necessidade adquirir modelos do antigo para estudo e aprendizagem do desenho. Desenho do antigo ou modernamente o Desenho de Estátua que se encontra representado na colecção de Desenho da instituição.
The present thesis is a study about the reference statuary works of Classical Antiquity: Apollo Belvedere, Antinuos, Apollino, Laocoon, Hercules Farnese, Belvedere Torso, Vénus d’ Medici, among many others works that combine the qualities of beauty, proportion and harmony. These works were seen as references and chosen as models in Schools and Academies of Art. The breeding of these works in plaster and engraving contributed for their dissemination in Europe like it happened with treatises and manuals of art, painting and drawing. This helped to create in the disciples a mental reference on the human body but also to grasp progressively all the qualities of statuary in the process of learning drawing. In Portugal, Francisco de Holanda was pioneer in studying and attempting the dissemination of classical statues by drawing them directly from the Belvedere Garden, in Rome. He also was the first in understanding the value of the antique and all the aesthetic aspects, in his treatises of art. With less emphasis, the work of Francisco de Holanda was continued by Felix da Costa in the seventeenth century; Joaquim Machado de Castro and Cyrillo Volkmar Machado in the eighteenth century. In 1836, still under the influence of the Neoclassicism, the Academy of Fine Arts of Lisbon was founded. Francisco de Assis Rodrigues in several texts and especially in his Dictionary leaves us important brands in the tradition of appreciating the antique as well as Joaquim Rafael, in his manual Elementos do Desenho. The plaster copies of Classical Statuary constitute the largest part of the Collection of Sculpture of the Faculty of Fine Arts of Lisbon, a valuable collection that was created from the need in acquiring models of the antique for studying and learning drawing. Drawing of the antique or modernly called Statue Drawing, are represented in the collection of Drawing of this institution.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Desenho), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/10797
Aparece nas colecções:FBA - Teses de Doutoramento

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