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Title: Impacto da educação sexual em contexto escolar
Authors: Tique, Maria Sabina Antunes, 1962-
Advisor: Vilar, Duarte, 1954-
Vieira, Rui Xavier, 1950-
Keywords: Sexualidade
Educação sexual
Comportamentos de risco
Gravidez na adolescência
Amostragem
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: Nos últimos anos a educação sexual tem tido uma importância crescente devido às políticas públicas e ao amplo debate que se tem registado na sociedade portuguesa, recentemente devido à polémica em torno de programas e de materiais. A educação sexual tem sido um tema apelante sempre que se discute a interrupção voluntária da gravidez, ou se publicam resultados sobre os comportamentos de risco, nomeadamente doenças sexualmente transmissíveis ou casos de gravidez precoce. Ao longo dos anos a educação sexual têm ganho adesão dos vários sectores da sociedade portuguesa e algumas manifestações são visíveis através de acordos, protocolos, publicações e legislação, desde a Lei de 3/84 de 24 de Março, às mais recentes: Lei 120/99 e o Dec Lei 259/2000 que a regulamenta. Dando cumprimento aos documentos legais que se foram publicando, numerosas escolas e agentes das comunidades educativas foram proporcionando, em muitos pontos do país, espaços de tratamento do tema da sexualidade em diversas iniciativas de Educação Sexual. Dado que um grande número de professores e alunos estão envolvidos em programas e/ou projectos de Educação Sexual é fundamental avaliá-los na medida em que estes estudos são escassos no nosso país ou inexistentes. A proposta de trabalho apresentada visa contribuir para esse fim, fornecendo elementos sobre a avaliação e impacto da educação sexual em meio escolar. Não tendo sido possível submeter um grupo de adolescentes a um Programa de Educação Sexual que promovesse diferenças significativas na área da sexualidade, para depois serem alvo de comparação com um outro grupo de adolescentes não submetido ao mesmo programa de Educação Sexual em Meio Escolar, como estava previsto, procedeu-se do seguinte modo: Foram contactadas cinco escolas secundárias e procedeu-se ao levantamento dos conhecimentos, valores e atitudes na área da sexualidade, dos alunos inscritos do 12.º ano em vários cursos e que f
Over the last years, sexual education in Portugal has had an increasing importance due to public policies and to the widespread debate going on Portuguese society caused by controversy over teaching programs and materials. Sexual education has also been an appealing subject whenever public discussion increases on voluntary early-pregnancy interruption or data is presented on risky sexual behaviour, namely on sexually transmitted diseases. Build up along the last years, sexual education have gained support from diverse sectors of the Portuguese society and some of its results can be seen on agreements, protocols, publications and legislation, from law 3/84 of March 24 to more recent ones: law 120/99 and law by decree 259/2000 which regulates the former. Fulfilling the legal documents that have been published, several schools and education community agents have been affording, in diverse locations within the country, spaces dealing with the sexuality theme through diverse initiatives on Sexual Education. As a great number of teachers and students are engaged in programs and/or projects on Sexual Education, it is therefore essential to assess them as these type of studies are scarce or inexistent in Portugal. The work proposal presented in this study seeks contributing to this aim, presenting data on assessment and impact of the sexual education on the school milieu. Due to the fact that it was not possible to subject a group of adolescents to a specific sexual education program, whom would make a difference in terms of sexual education, enabling them to be compared with another adolescent group not subject to the same program, as it was originally predicted, the procedure was as follows: Five secondary schools were contacted and an assessment was made on the degree of knowledge, values and attitudes on the area of sexuality on 12th-year students from several courses attending the subject Project Area.An assessment was also performed, at a higher school hierarchic l
Description: Tese de mestrado, Sexualidade Humana, 2009, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10451/1092
Appears in Collections:FM - Dissertações de Mestrado

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