Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/10924
Título: Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
Autor: Marques, Ana Rita da Graça
Orientador: Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Ensino artístico
Disrupção escolar
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O estudo do “Envolvimento dos Alunos na Escola” (EAE) tem sido sobretudo de natureza teórica, observando-se falta de estudos de intervenção para a sua promoção. Este estudo visa investigar os efeitos da utilização de um programa de intervenção com o Modelo Comunicacional Eclético (MCE), no envolvimento dos alunos na escola (EAE). Após terem recebido formação no MCE, procedeu-se à sua aplicação, por uma professora e uma psicóloga escolar, na relação com alunos do 6º e do 7º ano de escolaridade, de uma escola de ensino artístico vocacional, do concelho de Cascais. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula, através de um inquérito que incluiu a “Escala de Disrupção Escolar Professada”, EDEP (Veiga, 2011) e o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional”, EAE-E4D (Veiga, 2013). Os resultados nas referidas escalas foram recolhidos antes e após a implementação do programa. A intervenção teve a duração aproximada de 17 semanas de aulas, em 30 alunos participantes. Partiu-se da suposição inicial de a intervenção conduzisse à existência de diferenças estatisticamente significativas entre a situação de pré-teste e de pós-teste, com melhoria do envolvimento dos alunos. No entanto, tal não se verificou, admitindo-se que, caso a intervenção não tivesse ocorrido, o comportamento dos alunos poderia ser menos adequado. No seu conjunto, os elementos apresentados relevam a importância de aprofundar o conhecimento dos fatores que explicam a variância do EAE e de neles intervir com programas de natureza psicoeducacional, centrados em competências de comunicação interpessoal.
The study of the "Student Engagement in School" (EAE) has been mainly theoretical in nature, observing the lack of intervention studies to promote it. This study aimed to investigate the effects of using an intervention program with Eclectic Communicational Model (MCE), the engagement of students in school (EAE). After having received training in MCE, it was administered by a teacher and a school psychologist, in their relationship with students in the 6th and 7th grade, in a school of vocational arts education, in Cascais. Data were collected in the context of the classroom, through a survey that included the "Scale Disruption School professed", EDEP (Veiga, 2011) and the questionnaire " Engagement Students in School: A Scale Quadri-dimensional", EAE - E4D (Veiga, 2013). The results in these scales were collected before and after implementation of the program. The intervention lasted approximately 17 weeks of classes, attended by 30 students. We started from the initial assumption that the intervention would lead to the existence of statistically significant differences between the situation of pre-test and post-test, with improvement of student engagement. However, this did not happen, assuming that if the intervention had not occurred, the behaviour of the students could be less appropriate. Taken together, the evidence presented reveals the importance of deepening the knowledge of the factors that explain the variance of EAE and act on them with psycho- educational nature programs, focusing on interpersonal communication skills.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/10924
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie046502_tm.pdf831,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.