Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11019
Título: Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciais
Autor: Guimarães, Henrique Manuel
Palavras-chave: Conhecimento do professor
Concepções, Crenças e Conhecimento
Sistemas conceptuais
Data: 2010
Editora: Associação de Professores de matemática
Citação: Guimarães, H. M. (2010). Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciais. Quadrante Vol XIX, n.º 2, 81-102
Resumo: Propõe-se neste texto uma análise teórica cujo objectivo principal é discutir em confronto, e procurar elucidar, alguns conceitos chave utilizados com muita frequência na investigação sobre o pensamento ou o conhecimento do professor (teacher thinking e teacher knowledge, na literatura em língua inglesa). Depois de uma justificação da razão e importância da investigação nesta área, analisam-se os conceitos de concepção, crença e conhecimento, confrontando-os e confrontado perspectivas de vários autores, propondo distinções e afinidades entre esses conceitos: entre concepção e conhecimento, concepção e crença, entre crença e conhecimento. Discute-se também, a natureza e papel dos sistemas conceptuais, como se caracterizam e organizam, e também como esses sistemas, enquanto conjunto de concepções e crenças se constituem e evoluem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/11019
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ConcepCrenConhec_Quadrante_pp81-102.pdf130,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.