Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11020
Título: O potencial pedagógico das ferramentas da Web 2.0 no ensino online das Ciências Naturais : a perspetiva dos alunos
Autor: Carvalho, Sérgio Miguel Estróia de, 1982-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Web 2.0
Ensino à distância - Portugal
Ensino das ciências naturais
Teses de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente documento descreve um estudo realizado no âmbito de um projeto nacional de ensino a distância online para alunos itinerantes do ensino básico e secundário, uma área de investigação pouco explorada em geral e, particularmente, em Portugal. O seu principal objetivo consistiu em analisar o potencial pedagógico das ferramentas da Web 2.0 num contexto de ensino a distância online das Ciências Naturais e, especialmente, conhecer a perceção dos alunos do referido projeto acerca dos benefícios e constrangimentos de tais recursos educativos. A metodologia consistiu em duas fases: numa primeira fase de preparação foram estruturados instrumentos para avaliação do potencial pedagógico de 28 ferramentas da Web 2.0, das quais resultou a seleção de apenas 6, e desenhadas várias atividades centradas no aluno, as quais foram aplicadas na disciplina de Ciências Naturais e avaliadas através de rúbricas de avaliação concebidas para o efeito; numa segunda fase foram auscultados os alunos, através de um questionário, relativamente às ferramentas da Web 2.0 utilizadas e às atividades realizadas, e às vantagens que estas conferiram ao ensino a distância online. Para além de evidenciarem os benefícios e constrangimentos do uso tais ferramentas, os resultados obtidos pela corrente investigação demonstram que os alunos as consideraram inovadoras e divertidas, e apreciaram positivamente as atividades com elas realizadas, referindo que estas contribuíram para a sua aprendizagem das temáticas de Ciências Naturais e lhes permitiram desenvolver novas competências digitais, bem como melhorar a sua autoeficácia, criatividade e autonomia. Tais resultados, compilados a partir das opiniões dos próprios alunos, permitem inferir acerca do elevado potencial pedagógico destas ferramentas no ensino a distância online das Ciências Naturais.
This paper describes a study conducted under the scope of a national online and distance education project for itinerant students of basic and secondary levels, a subject which, in general, lacks consistent research, particularly in Portugal. Its main objective was to assess the pedagogical potential of Web 2.0 tools in an online Natural Sciences teaching and learning context, and especially, to know the students’ perception on the benefits and constraints of such educational resources. The methodology was divided into two phases: in the first phase, instruments for assessing the pedagogical potential of 28 Web 2.0 tools were prepared, from which resulted the selection of only 6, and several student-centred activities were designed, which were then applied during the online classes and the resulting final works evaluated through assessment rubrics designed for this purpose; in the second phase, the students were inquired through a questionnaire about the Web 2.0 tools and activities applied, as well as on the advantages they added to online distance education. While pointing out the benefits and constraints on the use of such tools, the results collected by the current research also showed that the students considered them to be innovative and fun, and that they appreciated positively the activities carried out with those tools, stating it helped them learn the scientific subjects, enabled them to develop new digital skills and improved their self-efficacy, creativity and autonomy. These results, compiled from the students’ own opinions, allow us to conclude about the high pedagogical potential of these tools in teaching Natural Sciences at a distance and online.
Descrição: Tese de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11020
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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