Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11021
Título: A construção do sistema educativo local e a intervenção da autarquia
Autor: Ramalhete, Sara Cristina Saraiva, 1990-
Orientador: Cruz, Clara Freire da
Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Regulação da educação
Autarquias locais
Descentralização da educação
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O relatório de estágio “A construção do sistema educativo local e a intervenção da autarquia” pretende apresentar o estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Educacional. O estágio foi desenvolvido na Câmara Municipal do Montijo. O relatório analisa as políticas de descentralização e territorialização da educação em Portugal assim como a intervenção e o papel das autarquias no âmbito educativo. O relatório faz uma caracterização da intervenção da Câmara Municipal do Montijo em termos educativos. Paralelamente descreve e analisa as principais atividades desenvolvidas pela estagiária, em três grandes áreas: elaboração da carta educativa do concelho do Montijo; a gestão dos refeitórios escolares e a formação do pessoal não docente afeto aos refeitórios escolares. Finalmente, o relatório integra uma investigação de pequena escala sobre a ação da autarquia na gestão dos seus refeitórios escolares. O estudo dá a conhecer e caracteriza as estratégias encontradas para a operacionalização da gestão dos refeitórios escolares do concelho. Os resultados da investigação permitem compreender o papel dinâmico e ativo desta autarquia na gestão dos seus refeitórios.
The probation report "The construction of the local education system and the intervention of authority " intends making traineeship developed under the Master of Science in Education specialization in Educational Administration. The stage was developed in the Municipality of Montijo. The report analyzes the policies of decentralization and territorialisation of education in Portugal as well as intervention and the role of municipalities in the educational context. The report provides a characterization of the intervention of the Municipality of Montijo in educational terms. Alongside describes and analyzes the main activities developed by the intern, in three major areas: development of education charter county of Montijo, management of school canteens and the formation of affection to school cafeterias non-teaching staff. Finally, the report includes a small-scale research on the action of the local authority in managing their school cafeterias. The study will offer insight and strategies found to characterize the operationalization of the management of the county's school cafeterias. Research results allow us to understand the dynamic and active role of authority in managing their cafeterias.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11021
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