Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11051
Título: A moral, mural! : as ideias nos mapas e quadros parietais
Autor: Lopes, Rui José Nunes, 1958-
Orientador: Ó, Jorge Ramos do, 1962-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: Mapas, quadros e imagens parietais foram recursos tecnológicos utilizados abundantemente no ensino até aos anos 60 do século XX. Produto duma mentalidade ―cientista,‖ que teve um apogeu no positivismo, são sinónimo da modernidade, ajudando a construir a ideia de escola moderna na qual foram um dispositivo cénico-decorativo fundamental. A afirmação de cientificidade e consequente validação de áreas disciplinares passou pela sua utilização. A visão é um sentido fundamental, o que se vê interioriza-se de modo natural, muitas vezes sem qualquer questionamento. Não concebemos que pudesse ser de outro modo. Não pensamos que o que se vê foi, muitas vezes, construído para tal e é, não um produto natural, mas uma construção humana. A modernidade soube utilizar o potencial da relação visão/imagem, na criação duma escola que procurou educar e formar gerações sucessivas. Nesta tese, construída numa perspetiva genealógica estudam-se exemplares parietais (mapas, quadros e imagens afins) como forma de ensino de modo natural. Através da visão inculcou-se um conjunto de valores e princípios, todos eles como verdades científicas inquestionáveis. Foram estudados exemplares correspondentes às áreas disciplinares de Línguas Vivas, Física e Química, Ciências Naturais, História e Geografia. Através deles se explanou toda uma visão científica do Mundo mas também aquilo que podemos apelidar de uma moral social num sentido muito lato onde o papel oculto da imagem teve grande influência. De modo natural, como se não fosse possível outra perspetiva, foi criado um dispositivo inculcador de valores, sociais, éticos, culturais, estéticos, religiosos e outros, de modo a obter um aluno plenamente integrado na sociedade. A sua naturalidade e evidência potenciou os ideais educativos e auto-educativos já que muitas das conclusões dos jovens foram-lhe encaminhadas para que as ―descobrisse‖, por si e se autoconduzisse de acordo com o previsto. Tratou-se duma utilização muito eficaz que esta tese procura compreender e explicar.Wall maps, charts and images constitute a learning technology, used in teaching practice to the sixty‘s of the XX century. Product of a ―scientist‖ mentality that has an apogee in the positivism, they are synonymous of modernity, helping the construction of the idea of modern school, of which they form a fundamental scenic-decorative device. The scientific affirmation and consequent validation of some disciplinary areas, passed, partly, by they‘re utilization. Vision is a fundamental human sense, what we see we internalize in a natural way, without questions. We don‘t conceive that it should be in other way. We don‘t think that what we see isn‘t a natural product but a human construction. Modernity knew how to use the potential of the relation vision/image, in the building of a school that as trying to educated and formatted. Genealogically we study wall materials (maps, charts and images) as a perspective of teaching in a natural way. A large group of values and principles were inculcated as scientific unquestionable truths. It was studied the exemples of disciplinary areas such as Living Languages, Physical Chemistry, Natural Sciences, History and Geography. It was explained one scientific vision of the World and, also, what we can call as social moral, in a very broad perspective, where the occult paper of the image had huge influence. Naturally, as if it wasn‘t possible another perspective, it was made one instilled device of social, ethical, cultural, aesthetic, religious, and others values, in order to build one student totally social integrated. The naturally and evidence of the device enhanced the educational and auto-educational ideals. Many conclusions of young students were sent to it to ―discover‖ by itself and self-behaves according with what was planned. That utilization was very efficient and this is what this thesis wants to understand and explain.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11051
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