Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11081
Título: Marketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a sua apropriação pelas crianças ]
Outros títulos: Marketing and food at school: sensory/bodily stimuli and its appropriation by children
Autor: Horta, Ana
Alexandre, Sílvia
Truninger, Mónica
Teixeira, José
Silva, Vanda Aparecida da
Palavras-chave: Marketing alimentar
Alimentação escolar
Data: 2013
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citação: Horta, A., Alexandre, Sílvia, Truninger, M., Teixeira, J., Silva, V. A. da (2013). Marketing e alimentação no espaço escolar: estímulos sensoriais /corporais e a sua apropriação pelas crianças [Marketing and food at school: sensory/bodily stimuli and its appropriation by children]. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Nº temático 2013 (Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável), 85-108
Resumo: Este artigo visa contribuir para melhorar o conhecimento sobre os contextos de alimentação das crianças durante o tempo escolar. Partindo do pressuposto de que as micro-geografias alimentares (isto é, os elementos visuais e físicos como o sabor, a textura, o cheiro) e ainda o contexto social são fatores influentes na escolha dos alimentos, analisou-se a alimentação em espaços escolares e comerciais, os elementos visuais e estímulos sensoriais/corporais e a sua apropriação pelas crianças. Foram encontrados fortes contrastes que podem conduzir as crianças a preferir a alimentação disponibilizada no exterior da escola.
This article aims for a better understanding of the contexts of children's food during school time. Assuming that the foodscapes (visual and physical elements such as taste, texture, and smell), and also social contexts influence the choice of food, a comparative analysis of food in school spaces (inside and outside the school), was performed considering visual and sensory/bodily stimuli and its appropriation by children. Results shown strong contrasts that can lead the children to prefer food available outside the school.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/11081
Aparece nas colecções:ICS - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_AHorta_MTruniger_Marketing_ARN.pdf355,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.