Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11337
Título: O futuro em aberto? : modernidade, insucesso escolar e percursos de errância no ensino superior
Autor: Vieira, Maria Manuel
Data: 2010
Citação: Vieira, M. M. (2010). O futuro em aberto? : modernidade, insucesso escolar e percursos de errância no ensino superior. Sociologia da Educação: revista luso-brasileira Nº 1, 141-183
Resumo: Neste texto, proponho-me debater sociologicamente o tema do insucesso escolar, tomando o ensino superior como espaço de observação privilegiado e o contexto português como pano de fundo analítico. Começarei por me referir brevemente ao surgimento do objecto e por sinalizar algumas das pistas de enquadramento teórico propostas pela sociologia. Seguidamente, irei discutir mais demoradamente o tema no âmbito dos debates contemporâneos em torno da condição juvenil e dos processos de individualização na modernidade. Tendo em conta os dois princípios constitutivos do “projecto imaginado de modernidade” (Wagner, 1996) – a liberdade e a disciplina - pretendo fazer realçar as divergências e dissonâncias que poderão verificar-se actualmente entre constrangimentos institucionais e projectos individuais a propósito do insucesso escolar no ensino superior. É esta pista teórica que pretendo explorar neste trabalho. Para uma incursão analítica mais sustentada, irei mobilizar os dados de dois estudos realizados recentemente pela Reitoria da Universidade de Lisboa.
URI: http://hdl.handle.net/10451/11337
Versão do Editor: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_sociologia_edu.php?strSecao=input0
Aparece nas colecções:ICS - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ICS_MMVieira_Futuro_ARI.pdf196,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.