Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11439
Título: Cinema 2.0 : modalidades de produção cinematográfica do tempo do digital
Autor: Alves, Marta Sofia da Luz Marcos Pinho
Orientador: Garcia, José Luís
Palavras-chave: Cinema
Era digital
Produção cinematográfica
Teses de doutoramento - 2014
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo versa sobre as mutações ocorridas no campo do cinema em resultado do processo de digitalização que o atravessa, em particular na sua etapa mais recente, colocando o enfoque no contributo deste fenómeno para a constituição de novas formas de criação cinematográfica. Neste quadro, propõe o mapeamento e compreensão de quatro modalidades de produção de cinema aí delineadas, modalidades essas que designamos por ‘microcinema’, ‘cinema colaborativo’, ‘cinema pro-am’ e ‘cinema ao vivo’. Para tal, elabora, num primeiro momento, uma descrição diacrónica dos diversos momentos e contextos de desenvolvimento do percurso de transição do cinema da versão ‘analógica’ para a ‘digital’, procurando, assim, delimitar as suas fases fundamentais e dar nota dos principais debates suscitados pelas mesmas no contexto da sua prática e teorização. Num segundo momento, recorrendo ao levantamento de exemplos e casos associados a cada uma das modalidades de produção selecionadas, constrói uma cartografia das mesmas e discute as suas práticas, manifestações e resultados. Metodologicamente, desenvolveu, numa primeira etapa, um estudo de caso múltiplo que incidiu sobre três coletivos de cineastas/artistas multimédia que testam possibilidades de produção cinematográfica associadas ao digital. Este serviu como uma etapa exploratória que permitiu identificar as categorias a discutir. A partir daí, colocou o enfoque em quatro modalidades de produção cinematográfica. Para a sua compreensão e discussão, fez uso da consulta de múltiplas publicações contemporâneas dedicadas ao tema, da identificação e análise de um amplo corpus de objetos audiovisuais, enquadráveis nas várias categorias selecionadas, e de entrevistas a intervenientes da esfera da produção cinematográfica. Considerando os resultados da análise, propõe que os elementos novos associados à produção cinematográfica do tempo do digital, em que se evidenciam a possibilidade de integração de um número mais elevado de participantes, muitos deles não profissionais, e a abertura de caminhos criativos diferenciados ou em oposição aos do cinema tradicional, estão a ser integrados no mainstream e apropriadas pela indústria, como forma de fazer prevalecer o seu negócio.
The present study deals with the changes occurring in the field of film as a result of the digitization process that is going through, particularly in its latest stage, by focusing on the contribution of this phenomenon to the formation of new forms of filmmaking. In this context, it proposes the mapping and understanding of four modes of filmmaking outlined here, modalities we call ‘microcinema’, ‘collaborative cinema’, ‘pro-am cinema’ and ‘live cinema’. To do so, it creates, at first, a diachronic description of the various moments and development contexts of the path of transition from 'analogue' to 'digital' cinema, seeking therefore to limit its fundamental phases and shine a light on the main debates raised by these phases, in the context of its practice and theory. Secondly, using a survey of examples and cases associated with each of the selected modes of production, it builds a mapping of these and discusses their practices, manifestations and results. Methodologically-wise, it developed, on an initial stage, a multiple case study that focused on three collectives of filmmakers/multimedia artists that test the possibilities associated with digital filmmaking. This study served as an exploratory step to identify the categories to be discussed. From there, the focus was directed to the four types of film production. For its understanding and discussion, it consulted numerous contemporary publications devoted to the topic , identified and analysed a large body of audiovisual objects, frameworked in the various selected categories, and interviews with players within the realm of film production. Considering the results of the analysis, this study suggests that the new elements associated with film production in the digital age, in which the feasibility of integrating a larger number of participants, many of them professionals, is shown, and the opening of creative paths that are differentiated or in opposition to traditional cinema, are being integrated into the mainstream and appropriated by the industry, as a way to enforce their business.
Descrição: Tese de doutoramento, Sociologia (Cultura, Comunicação e Estilos de Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10451/11439
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