Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/11574
Título: Do cuidar, educando: revisitando João dos Santos
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Pedagogia terapêutica
Paradigma conectivo
Data: Mai-2013
Citação: MAGALHÃES, Justino (2013). Do cuidar, educando: revisitando João dos Santos. Texto de João dos Santos [http://joaodossantos.net/contributos/do-cuidar-educando-revisitando-joao-dos-santos/]
Resumo: João dos Santos foi professor de Educação Física, vindo posteriormente a cursar Medicina e a especializar-se como Pedopsiquiatra. A obra de João dos Santos é inseparável da vida, que nele é enlace e acção. Vivendo e contando com estímulo e ajuda, a criança desenvolve-se, forma-se, educa-se em si própria. A educação é um processo de vida e só vivendo se realiza. A intencionalidade pedagógica prolongou-a João dos Santos na formação dos técnicos que com ele trabalhavam: os de saúde mental, os educadores, os professores. Mas para João dos Santos a intencionalidade pedagógica é também compromisso social e desiderato de democracia. Educar e curar formam um mesmo binómio, que remete para um paradigma conectivo. A aproximação à pedagogia institucional foi, em João dos Santos, uma base para a reeducação. A instituição gera um em e um entre de comunicação; permite o (re)encontro e a realização; desafia à criatividade e à participação. A instituição (re)faz. Pensar o legado de João dos Santos é reconhecer o prestígio e o mérito científico-humanitário da sua vida e obra.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/11574
Versão do Editor: http://joaodossantos.net/contributos/do-cuidar-educando-revisitando-joao-dos-santos/
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Outros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Do cuidar, educando-Revisitando João dos Santosjulho2014.pdf176,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.